Tertúlia da APDSI “Aprendizagem ao longo da vida: O Papel das Soft Skills” |
A Associação para o Desenvolvimento e Sociedade de
Informação (APDSI) realizou uma tertúlia sobre a importância das Soft
Skills na qualificação das competências no mundo digital para maior e
melhor empregabilidade.
O encontro, organizado pelo Grupo de Competências Digitais,
Qualificação e Empregabilidade da APDSI, co-coordenado por mim, enquanto Presidente
da direção da ANPRI, realizou-se dia 2 de outubro, na Rebis Consulting, em Sacavém.
Nesta tertúlia, decorreu um debate sobre a importância de
encontrar um mix adequado de competências para nos mantermos
competitivos no mercado e sermos cidadãos comprometidos.
Neste sentido procurei salientar a importância das soft skills versus as hard skills
pois tem de haver quem usa as tecnologias, mas também tem de haver
desenvolvedores de software, hardware, redes, robótica e outras áreas
afins. Que apostar apenas nas soft skills, sem apostar no conhecimento de
diversas áreas em paralelo é pouco, pois, podemos formar bons comunicadores e
pessoas desenrascadas, mas precisam de ter conhecimento e formação numa área,
para que possam ser bons profissionais. A aposta tem de ser nas duas dimensões
e que o desenvolvimento de projetos no âmbito das disciplinas pode ajudar a
complementar as duas.
Reforcei, ainda, que a nova disciplina de TIC, embora com
pouco tempo atribuído, é a única forma de garantir que a educação para as
tecnologias consegue chegar a todos os alunos do país.
Tentei mostrar que há diferenças entre os que as grandes
empresas e as pequenas empresas procuram na área das tecnologias. Enquanto, as
grandes empresas procuram especialistas numa dada área, para integrar uma
equipa, as pequenas procuram quem faça um pouco de tudo, no fundo que assuma
todos os papéis da equipa.
Preocupa-me a forma ligeira como a ideia de que “a escola tem de ser divertida” está
a passar poder trazer efeitos não desejados. Pois, a escola deve ser
motivadora, mas não se deve descurar a responsabilidade de cada interveniente.
Salientei, ainda, que
se a educação não deve ser um modelo igual para todos, o mesmo deve refletir-se
na formação de professores, também esta não pode ser igual para todos os
professores.
Sem comentários:
Enviar um comentário