sábado, 31 de maio de 2014

Malvertising

O malvertising ou malicious advertising ou então em português anúncio malicioso ocorre quando os cibercriminosos utilizam Ad Networks para disseminar um vírus.

Os anúncios publicitários online tornaram-se uma ferramenta fundamental para as empresas e outras organizações promoverem os seus produtos ou as suas ações, de forma a estarem próximas das pessoas em ambientes digitais. 

O crescimento deste fenómeno – a publicidade online - não ficou imune ao olhar dos cibercriminosos. Geralmente, estes falsos anúncios levam o utilizador a páginas web clonadas, onde os seus dados pessoais são roubados. Há também casos, nos quais o anúncio inclui código(programação) que infecta imediatamente o computador da vítima. 

Em qualquer caso o anúncio é feito de forma profissional, ou seja, parece realmente um anúncio publicitário verdadeiro, presente em páginas web pelas quais navegamos frequentemente, sem qualquer ameaça aparente.

Algumas dicas para diminuir os riscos com malvertising


Usar browsers/navegadores web capazes de gerir suplementos (addons) do tipo No-Script que bloqueiam os scripts externos ou alheios aos recursos web. Além disso mantenha o seu navegador web atualizado. As atualizações são feitas também para solucionar problemas de quebra de segurança, logo quanto mais atualizado, maior é a segurança.

Evitar clicar em links (hiperliações) que oferecem limpeza dos erros de sistema e deteção de vírus online, informando que o seu computador está com virús, dando-lhe indicações para fazer a análise ao seu PC. Não execute e deve fechar a janela

Manter o antivírus instalado no seu computador atualizado.

Contactar a empresa, se tiver dúvidas,  para verificar a veracidade deste anúncio, ou para alertar, pois na maioria dos casos, os responsáveis pelos websites detectaram o problema apenas quando foram avisados por seus visitantes.

Mantenha plugins e players (Macromedia Flash, Apple Quick Time, Adobe Shockwave, Windows Media Player, Real Player, Adobe Flash, entre outros) atualizados.

domingo, 18 de maio de 2014

O Scracth no Currículo da Disciplina de TIC

Ontem, no Scratch Day 2014 apresentei uma comunicação intitulada "Scratch no Currículo da disciplina de TIC". 

O Scracth é uma das linguagens de programação visual possíveis para utilizar no âmbito do  domínio da produção do 8º ano.   



Esta comunicação foi sobre o Scratch, mas poderia ser sobre qualquer outra linguagem de programação visual, pois o importante não é a aplicação, mas o cumprimentos do grande objetivo de conseguir transformar os alunos em criadores, editores de conteúdos de forma adequada.

Gostava mesmo que fosse assim num futuro próximo.

sábado, 3 de maio de 2014

A Pensar em tiC em Lisboa

Hoje dia, 3 de maio o projeto a "A pensar em tiC" esteve em Lisboa, no Hotel Tiara Park Alantic . Foi uma manhã muito agradável.



sexta-feira, 2 de maio de 2014

terça-feira, 29 de abril de 2014

A Pensar em tiC em Setúbal

Setúbal, foi-se tornando também um pouco minha, pois aqui passei os últimos 10  anos da minha vida, onde já me foi permitido fazer quase tudo.
Aqui fiz bons amigos, conheci colegas de trabalho, partilhei alegrias e tristezas, cresci enquanto pessoa, mulher e professora. Foi muito bom ter aqui amigos ao meu lado, obrigado a todos.








domingo, 27 de abril de 2014

Sessão sobre Redes Sociais em Macedo de Cavaleiros

Realizou-se uma sessão de esclarecimento sobre Redes sociais e cidadania, no Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros, no dia 24 de abril, para aproximadamente 60 alunos, de 3 turmas de 8º ano. A sessão foi organizada pela Biblioteca Escolar e pelo Grupo de Informática.


No final da sessão 58 alunos responderam a algumas questões, de forma anónima, das quais fizemos o resumo  que se encontra no documento seguinte:
Continua no documento em anexo...


Algumas fotografias da sessão





Mesa Redonda" Ensinar Informática nos ensinos básico, secundário e profissional: Tendências e Perspetivas"

Realiza-se dia 15 de maio, pelas 17.30h, uma Mesa Redonda " Ensinar Informática nos ensinos básico, secundário e profissional: Tendências e Perspetivas" organizada pelo Centro de Competência em Tecnologias e Inovação do Instituto de Educação - Universidade de Lisboa, na qual participo em representação da ANPRI.


Oradores:

João Filipe Matos(IEUL)
Ana Paula Afonso (DI-FCUL)
Fernanda Ledesma (ANPRI / ES D. JOÃO II)
Maria Santana (ESCOLA DIGITAL)
Luís Roque (AE EDUARDO GAGEIRO)
Fernando Fernandez (MOREDATA).
Mais informações e inscrições em: http://c2ti.ie.ul.pt/550/index.html

Efeitos especiais no google

Quando digitamos  determinados termos para fazemos pesquisas no google, são mostrados efeitos especiais, por exemplo:
se pesquisar por "zerg rush" er por... "askew" ou "do a barrel roll"

Vamos experimentar "zerg rush"



 e se experimentar colocar "askew" ou "tilt"



pesquisa agora por "do a barrel roll" e veja o efeito.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

A Pensar em tiC em Macedo de Cavaleiros

Realizou-se uma Sessão Extra de Apresentação do Manual “A pensar em tiC” para o 7º e 8º ano. Em Macedo de Cavaleiros na sala de Conferências do Centro Cultural.



quarta-feira, 23 de abril de 2014

A pensar em tiC em Penafiel

Em Penafiel,  hoje, 23 de abril, para mais uma apresentação pelas 19h no Hotel Park. Hoje é o dia do LIVRO, nós continuamos da distribuir o livro/manual "A pensar em tiC", esperam-se de novo alguns companheiros.

Cheguei cedo e tive oportunidade de conhecer Penafiel um pouco melhor.
Hotel Park Penafiel

Os preparativos


A apresentação

terça-feira, 22 de abril de 2014

A Pensar em tiC em Vila Real

No dia 22 de abril estive com o projeto a "A pensar em tiC em Vila Real, no Hotel Mira Corgo.
Foi sobretudo um dia de reencontros com amigos, que se mantêm, mesmo à distância.
Foi muito bom voltar aqui!


sexta-feira, 11 de abril de 2014

A propósito do triângulo de Wang - Pedagogia, Interação Social e Tecnologia

A primeira vez que citei este triângulo, foi no artigo "Conectando Mundos numa viagem virtual" que elaborei para submeter à conferência Challenges 2009, em Braga, na Universidade do Minho, na qual apresentei uma comunicação sobre um projeto internacional, citei-o também na minha tese de mestrado.

Hoje, continuo a cita-lo, porque na sua simplicidade diz quase tudo, mas também, porque se na altura a interação social se referia mais à dimensão presencial e trabalho em grupo ou então a pequenas comunidades maioritariamente fechadas, que se iam criando no âmbito do desenvolvimento dos projetos com os restantes países/ escolas intervenientes, hoje com as redes sociais, a dimensão da interação social, ganhou um espaço imenso nos ambientes de ensino e aprendizagem.



Ao ler os relatórios das formações encontro frases e referências que me enchem a alma e me dão força para continuar o percurso que tenho trilhado, com as tecnologias, recheando-as de empenho e trabalho.  
"Agradou-me a imagem do triângulo, apresentada por um dos comunicadores, situando em cada um dos vértices os conteúdos, a pedagogia e as tecnologias. A arte está em cada docente saber construir o triângulo que melhor se adapta à sua realidade específica."
In Relatório da formação de Isabel Raminhos.
Para além desta referência não resisto a citar mais uma frase, que considero sensata e poderosa neste relatório.
"Devemos beneficiar do avanço da tecnologia, das descobertas que ocorrem continuamente, colocando-as ao serviço do ato educativo, numa perspetiva de inovação.
Como dizia o poeta “o Mundo pula e avança como bola colorida entre as mãos de uma criança”. A sociedade evolui, as tecnologias existem para nos ajudar a desempenhar, de uma forma mais eficiente, a nobre função de ensinar."
Não se consigo encontrar melhores palavras, do que esta comparação das tecnologias à bola colorida nas mãos da criança, extrato de um poema do poeta "Sebastião da Gama" que aprendi a admirar por terras do Sado e às palavras de uma colega já com longo percurso nesta arte do ensino e aprendizagem.  
Obrigado Isabel.