domingo, 27 de abril de 2014

Efeitos especiais no google

Quando digitamos  determinados termos para fazemos pesquisas no google, são mostrados efeitos especiais, por exemplo:
se pesquisar por "zerg rush" er por... "askew" ou "do a barrel roll"

Vamos experimentar "zerg rush"



 e se experimentar colocar "askew" ou "tilt"



pesquisa agora por "do a barrel roll" e veja o efeito.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

A Pensar em tiC em Macedo de Cavaleiros

Realizou-se uma Sessão Extra de Apresentação do Manual “A pensar em tiC” para o 7º e 8º ano. Em Macedo de Cavaleiros na sala de Conferências do Centro Cultural.



quarta-feira, 23 de abril de 2014

A pensar em tiC em Penafiel

Em Penafiel,  hoje, 23 de abril, para mais uma apresentação pelas 19h no Hotel Park. Hoje é o dia do LIVRO, nós continuamos da distribuir o livro/manual "A pensar em tiC", esperam-se de novo alguns companheiros.

Cheguei cedo e tive oportunidade de conhecer Penafiel um pouco melhor.
Hotel Park Penafiel

Os preparativos


A apresentação

terça-feira, 22 de abril de 2014

A Pensar em tiC em Vila Real

No dia 22 de abril estive com o projeto a "A pensar em tiC em Vila Real, no Hotel Mira Corgo.
Foi sobretudo um dia de reencontros com amigos, que se mantêm, mesmo à distância.
Foi muito bom voltar aqui!


sexta-feira, 11 de abril de 2014

A propósito do triângulo de Wang - Pedagogia, Interação Social e Tecnologia

A primeira vez que citei este triângulo, foi no artigo "Conectando Mundos numa viagem virtual" que elaborei para submeter à conferência Challenges 2009, em Braga, na Universidade do Minho, na qual apresentei uma comunicação sobre um projeto internacional, citei-o também na minha tese de mestrado.

Hoje, continuo a cita-lo, porque na sua simplicidade diz quase tudo, mas também, porque se na altura a interação social se referia mais à dimensão presencial e trabalho em grupo ou então a pequenas comunidades maioritariamente fechadas, que se iam criando no âmbito do desenvolvimento dos projetos com os restantes países/ escolas intervenientes, hoje com as redes sociais, a dimensão da interação social, ganhou um espaço imenso nos ambientes de ensino e aprendizagem.



Ao ler os relatórios das formações encontro frases e referências que me enchem a alma e me dão força para continuar o percurso que tenho trilhado, com as tecnologias, recheando-as de empenho e trabalho.  
"Agradou-me a imagem do triângulo, apresentada por um dos comunicadores, situando em cada um dos vértices os conteúdos, a pedagogia e as tecnologias. A arte está em cada docente saber construir o triângulo que melhor se adapta à sua realidade específica."
In Relatório da formação de Isabel Raminhos.
Para além desta referência não resisto a citar mais uma frase, que considero sensata e poderosa neste relatório.
"Devemos beneficiar do avanço da tecnologia, das descobertas que ocorrem continuamente, colocando-as ao serviço do ato educativo, numa perspetiva de inovação.
Como dizia o poeta “o Mundo pula e avança como bola colorida entre as mãos de uma criança”. A sociedade evolui, as tecnologias existem para nos ajudar a desempenhar, de uma forma mais eficiente, a nobre função de ensinar."
Não se consigo encontrar melhores palavras, do que esta comparação das tecnologias à bola colorida nas mãos da criança, extrato de um poema do poeta "Sebastião da Gama" que aprendi a admirar por terras do Sado e às palavras de uma colega já com longo percurso nesta arte do ensino e aprendizagem.  
Obrigado Isabel.

segunda-feira, 31 de março de 2014

Na impressa...pela Internet nas escolas

Em finais de março o Ministério da Educação e Ciência resolve tomar umas medidas estranhas sobre a internet as escolas.

Dei entrevistas sem fim, nem me lembro quantas, fica aqui um resumo.



Publico:
A decisão de fechar o acesso às redes sociais a partir dos computadores da escola, entre as 8h30 e as 13h30, anunciada na terça-feira pelo Ministério da Educação, foi mal acolhida pelos professores de Informática.

"Não estamos num país de censura digital", reagiu ao PÚBLICO Fernanda Ledesma, presidente da Associação Nacional de Professores de Informática, para quem tal interdição vai "limitar o professor na escolha das metodologias e das estratégias a trabalhar com os alunos". 

O curioso, segundo Fernanda Ledesma, é que a participação em redes como o Facebook, o Instagram e o Tumblr integra os conteúdos programáticos da disciplina. "O saber ser e estar nas redes sociais e as condições de privacidade no perfil de cada um fazem parte dos conteúdos programáticos. A via correcta nestas questões nunca é proibir, mas educar para", insurge-se aquela responsável.
Sublinhando que o acesso às redes sociais nas escolas se faz sobretudo a partir dos dispositivos móveis que os alunos levam para a escola, como os smartphones, a representante dos professores de Informática diz que o MEC já foi contactado no sentido de rever as normas constantes da circular que foi enviada às escolas. 


A solução encontrada por Nuno Crato foi contestada pela Associação Nacional de Professores de Informática, que considerou que podia estar em causa o ensino da disciplina.  
“O saber ser e o saber estar nas redes sociais e as condições de privacidade no perfil de cada um fazem parte dos conteúdos programáticos da disciplina”, reagira Fernanda Ledesma, daquela associação, para quem “a via correcta nestas questões nunca é proibir, mas educar para”.

Visão

A voz aos mais velhos
Os primeiros a insurgirem-se contra esta decisão unilateral foram os professores das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): "As redes sociais fazem parte do currículo do 3.º ciclo e falar disso no abstrato, numa disciplina de caráter prático, torna-se um bocadinho difícil", diz Fernanda Ledesma, da direção da Associação Nacional de Professores de Informática, acrescentando que o Ministério mostrou alguma abertura para avaliar uma contraproposta, se a houvesse. "E nós estamos a tratar disso."

Ionline
Segundo a presidente da Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI), Fernanda Ledesma, a maioria das aulas são de manhã, altura em que estas redes e aplicações estão bloqueadas. E, no programa do 8.º ano da disciplina de TIC, uma das matérias é precisamente sobre “redes sociais”.
“A maioria dos alunos, quando chega às aulas, já está inscrita e sabe usar as redes sociais. As aulas não são para aprender a usar o Facebook, mas sim para ensinar a usar bem, porque é preciso educar para esta realidade digital”, explicou Fernanda Ledesma em declarações à Lusa.
A disciplina de TIC pretende alertar os jovens para os perigos da Internet e das redes sociais e ensiná-los a “protegerem-se, a saberem configurar as suas privacidades e a explicar-lhes todos os cuidados a ter online”.
SapoTEK

Bloqueio das redes sociais nas escolas ainda pode ser negociado
"Não está fechada a porta a uma contraproposta, se esta for aceitável", explicou a dirigente em conversa com o TeK. 

Segundo a líder do ANPRI a medida anunciada para salvaguardar o bom funcionamento a rede das escolas públicas vai ter impacto direto no ensino de algumas matérias. Fernanda Ledesma deu o exemplo concreto da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no 8º ano, onde existe um módulo dedicado ao funcionamento dos fóruns, blogues e redes sociais. 

quinta-feira, 20 de março de 2014

V Feira/Seminário das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal

Decorreu no dia 18 e 19 de março de 2014, a V Feira/Seminário das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal, no auditório da Escola Básica 2, 3 e Secundária da Bela Vista.

Durante 2 dias decorreram diversos painéis sobre vários temas.

Participei pela Biblioteca da Escola Secundária D João II no segundo painel com a comunicação (Des)arrumar a Biblioteca.



Também participamos no último painel do 2º dia- A minha Biblioteca em 2 minutos com a apresentação seguinte.

domingo, 16 de março de 2014

XII Congresso Nacional CFAEs - comunicação a "Formação contínua e as TIC"

Hoje, dia 14 de março, no XII Congresso Nacional Centros de Formação de Associação de Escolas na Casa de História Paula Rego, em Cascais, com a comunicação a "Formação contínua e as TIC"

quinta-feira, 13 de março de 2014

NETtalks Setubal

Decorreu  no dia 10 de março, pelas 14.30h na Escola Secundária D. João II

Esta conferência teve como objetivo de informar e alertar os jovens para as questões e desafios do mundo digital.

PROGRAMA
CONHECES O MUNDO DIGITAL?
speaker

À CONVERSA COM ? (Mesa redonda)
Dra. Teresa Pombo (Representante da DGE)- Tema: O plágio e os direitos de autor
Professora Fernanda Ledesma (Escola Secundária D. João II) - Tema: O Cyberbullying
Dr. Nuno Moreira (Representante do Centro Internet Segura)- Tema: A segurança na internet
Dr. Luís Pisco DECO) - Tema: A publicidade e as redes sociais



terça-feira, 11 de março de 2014

Inscrições para as sessões de apresentação do Projeto "A Pensar em tiC"

Já começaram a ser enviados os convites para as apresentações do nosso projeto “A Pensar em tiC"
Partilho também aqui o convite, bem como o link onde poderão fazer a vossa inscrição.

http://www.leyaeducacao.com/c_Eventos/index.php?t=1&codigo_edit_eventos=&codigo_cat=550

Em alternativa, poderão inscrever-se junto dos promotores da Editora Asa (grupo Leya), da vossa região.
Contamos com a vossa presença...

terça-feira, 4 de março de 2014

DECO organiza Conferências NETtalks

DECO organiza Conferências NETtalks, com o objetivo de informar e alertar os jovens para as questões e desafios do mundo digital.

A DECO promove um ciclo de 18 conferências NETtalks sobre os direitos digitais dos consumidores. Para embaixadores das mensagens informativas dirigidas aos jovens, convidámos a Maria Botelho Moniz e o João Paulo Sousa, animadores do programa CC All Stars. 


As NETtalks têm como público-alvo os jovens do 3º ciclo do ensino básico, secundário e profissional e terão lugar em escolas de todos os distritos de Portugal Continental.
Todos os dias os jovens são desafiados por novas tecnologias e novas formas de comunicação social interativa. O objetivo destas conferências é informá-los sobre os seus direitos digitais preparando-os para interagir em segurança com o mundo digital.  É preciso que os mais novos e os principais utilizadores das novas tecnologias conheçam bem as regras deste novo mundo digital e dos possíveis riscos que podem enfrentar: as questões da segurança e privacidade online serão um dos temas mais relevantes a serem debatidos nas NETtalks, dando uma especial atenção às redes sociais. Mas também serão abordadas questões como o respeito pelos direitos de autor e os downloads ilegais; como podem lidar com a pressão da publicidade e marketing online e, ainda, será dada uma especial atenção à problemática do cyberbullying;


A primeira é já no dia 10 de março, pelas 14.30h, na Escola Secundária D. João II, em Setúbal, na qual a professora Fernanda Ledesma integra a mesa redonda.

Para mais informações sobre este projeto sugerimos uma visita ao site www.nettalks.pt onde, para além da calendarização das conferências futuras, poderão ainda aceder a um conjunto de informação e vídeos protagonizados pelos animadores do programa CC All Star e caras bem conhecidas do público mais jovem.

PROGRAMA:

Abertura
Momento de animação com DJ
Apresentação

UMA VIAGEM PARA A LITERACIA MEDIÁTICA
CONHECES O MUNDO DIGITAL?
À CONVERSA COM ? …
CONHECES A TUA PEGADA DIGITAL?

Debate
Aplicação de questionário
Encerramento Animação DJ

Pensas que tudo o que vem à rede é fixe? Pensa duas vezes!

domingo, 2 de março de 2014

Sessões sobre "Redes Sociais e Cidadania"

Na Escola D. João II, realizamos na semana que terminou, de 24 a 28 de fevereiro, 5 sessões de esclarecimento sobre redes sociais e cidadania para aproximadamente 240 alunos, de 9 turmas, no âmbito da da disciplina de TIC.


Apesar das sessões terem a mesma duração e da apresentação utilizada para base das discussões ser igual, todas as sessões foram diferentes.
As sessões foram preparadas de modo a que os alunos interviessem, sendo também questionados em várias situações. As suas intervenções conduziam ou (re)conduziam as explicações, detalhes e reflexões diferentes, que tornavam cada sessão diferente da anterior, voltando-se ao alinhamento sempre que oportuno ou necessário.
No final da sessão os alunos responderam a algumas questões, de forma anónima, das quais fizemos o resumo seguinte:


Síntese das respostas obtidas na questão aberta “Ao nível das redes sociais o que mais te preocupa?”

Preocupação
%
Nada me preocupa
23%
Acesso à informação pessoal, mensagens, fotografias e partilhas
12%
Partilhas com o telemóvel (identificação do local)
1%
Roubo de identidade
7%
Roubo de passwords
7%
A falta de privacidade versus exposição
7%
Comentários, mentiras, intrigas e publicações sobre mim
3%
O Facebook/a própria Rede
2%
Ficar viciado ao ponto de não querer saber da vida
1%
A segurança
5%
Quem aceito como amigo
1%
Violadores/abusadores/pedófilos vejam as minhas fotografias e informações
7%
Criarem perfis e montagens falsos
3%
Pessoas que se fazem passar por outras
1%
Pessoas perigosas ou que fazem mal com as informações que partilho
3%
Encontrar pessoas estranhas/desconhecidas
3%
Dos que os piratas/ hackers podem fazer às minhas contas
6%
Pessoas que nos perseguem/espiam com más intenções
5%
Familiares verem o que publiquei
1%

Resultados obtidos na questão “Costumas alterar as tuas passwords com regularidade?


Respostas obtidas na questão “Em função de algo que tenha acontecido na internet, já mudaste a tua forma de agir?


Se, sim em quê?
·         Não publico quase nada (1%)
·         Relativamente ao cuidado com o que publico e às fotografias (3%)
·         Tomar algumas medidas relativamente à privacidade para não entrarem (1%)
·         Não aceitar todas as pessoas que pedem amizade (3%)
·         Falar apenas com pessoas que conheço (1%)
·         Responder sempre com calma (1%)
·         Ser mais simpática(o) (1%)
·         Mudei a forma de agir com as pessoas(1%)
·         Respeitar mais as redes sociais (1%)
·         Com as intrigas (1%)
·         Os hackers (1%)
·         Eliminei algumas pessoas (1%)
·         Mudar as passwords por terem tentado entrar e/ou terem entrado no perfil (3%)

Falamos ainda sobre que critérios utilizam para aceitar amigos nas redes sociais, sendo que surgiram diversas respostas:
- Todos os pedidos
- Apenas as pessoas que conheço na vida real
- Aceito apenas familiares
- Colegas de escola
- Colegas de atividades extra-curriculares


Os alunos não sabem explicar diferença e/ou não sabem a diferença entre aceder ao facebook com http ou https, apenas sabem que na escola, só conseguem aceder com a 2ª opção e por isso tem de ser assim.
Alguns não sabiam como configurar as suas opções de privacidade globais e a maioria desconhecia que em cada publicação, ainda podem selecionar com quem partilham essa mensagem (público, amigos dos amigos, amigos, só eu e personalizado).