quinta-feira, 24 de abril de 2014
A Pensar em tiC em Macedo de Cavaleiros
Etiquetas:
A pensar em tiC,
Apresentação,
manual
quarta-feira, 23 de abril de 2014
A pensar em tiC em Penafiel
Em Penafiel, hoje, 23 de abril, para mais uma apresentação pelas 19h no Hotel Park. Hoje é o dia do LIVRO, nós continuamos da distribuir o livro/manual "A pensar em tiC", esperam-se de novo alguns companheiros.
Cheguei cedo e tive oportunidade de conhecer Penafiel um pouco melhor.
Cheguei cedo e tive oportunidade de conhecer Penafiel um pouco melhor.
Hotel Park Penafiel
Os preparativos
A apresentação
Etiquetas:
A pensar em tiC,
Apresentação,
manual
Local:
Penafiel, Portugal
terça-feira, 22 de abril de 2014
A Pensar em tiC em Vila Real
Etiquetas:
A pensar em tiC,
Apresentação,
manual
sexta-feira, 11 de abril de 2014
A propósito do triângulo de Wang - Pedagogia, Interação Social e Tecnologia
A primeira vez que citei este triângulo, foi no artigo "Conectando Mundos numa viagem virtual" que elaborei para submeter à conferência Challenges 2009, em Braga, na Universidade do Minho, na qual apresentei uma comunicação sobre um projeto internacional, citei-o também na minha tese de mestrado.
Hoje, continuo a cita-lo, porque na sua simplicidade diz quase tudo, mas também, porque se na altura a interação social se referia mais à dimensão presencial e trabalho em grupo ou então a pequenas comunidades maioritariamente fechadas, que se iam criando no âmbito do desenvolvimento dos projetos com os restantes países/ escolas intervenientes, hoje com as redes sociais, a dimensão da interação social, ganhou um espaço imenso nos ambientes de ensino e aprendizagem.
Ao ler os relatórios das formações encontro frases e referências que me enchem a alma e me dão força para continuar o percurso que tenho trilhado, com as tecnologias, recheando-as de empenho e trabalho.
"Agradou-me a imagem do triângulo, apresentada por um dos comunicadores, situando em cada um dos vértices os conteúdos, a pedagogia e as tecnologias. A arte está em cada docente saber construir o triângulo que melhor se adapta à sua realidade específica."
In Relatório da formação de Isabel Raminhos.Para além desta referência não resisto a citar mais uma frase, que considero sensata e poderosa neste relatório.
"Devemos beneficiar do avanço da tecnologia, das descobertas que ocorrem continuamente, colocando-as ao serviço do ato educativo, numa perspetiva de inovação.Como dizia o poeta “o Mundo pula e avança como bola colorida entre as mãos de uma criança”. A sociedade evolui, as tecnologias existem para nos ajudar a desempenhar, de uma forma mais eficiente, a nobre função de ensinar."
Não se consigo encontrar melhores palavras, do que esta comparação das tecnologias à bola colorida nas mãos da criança, extrato de um poema do poeta "Sebastião da Gama" que aprendi a admirar por terras do Sado e às palavras de uma colega já com longo percurso nesta arte do ensino e aprendizagem.
Obrigado Isabel.
segunda-feira, 31 de março de 2014
Na impressa...pela Internet nas escolas
Em finais de março o Ministério da Educação e Ciência resolve tomar umas medidas estranhas sobre a internet as escolas.
Dei entrevistas sem fim, nem me lembro quantas, fica aqui um resumo.
Visão
Bloqueio das redes sociais nas escolas ainda pode ser negociado
Dei entrevistas sem fim, nem me lembro quantas, fica aqui um resumo.
Publico:
Professores de Informática estão contra limitações no acesso às redes sociais nas escolas 26/03/2014
A decisão de fechar o acesso às redes sociais a partir dos computadores da escola, entre as 8h30 e as 13h30, anunciada na terça-feira pelo Ministério da Educação, foi mal acolhida pelos professores de Informática.
"Não estamos num país de censura digital", reagiu ao PÚBLICO Fernanda Ledesma, presidente da Associação Nacional de Professores de Informática, para quem tal interdição vai "limitar o professor na escolha das metodologias e das estratégias a trabalhar com os alunos".
O curioso, segundo Fernanda Ledesma, é que a participação em redes como o Facebook, o Instagram e o Tumblr integra os conteúdos programáticos da disciplina. "O saber ser e estar nas redes sociais e as condições de privacidade no perfil de cada um fazem parte dos conteúdos programáticos. A via correcta nestas questões nunca é proibir, mas educar para", insurge-se aquela responsável.Sublinhando que o acesso às redes sociais nas escolas se faz sobretudo a partir dos dispositivos móveis que os alunos levam para a escola, como os smartphones, a representante dos professores de Informática diz que o MEC já foi contactado no sentido de rever as normas constantes da circular que foi enviada às escolas.
A solução encontrada por Nuno Crato foi contestada pela Associação Nacional de Professores de Informática, que considerou que podia estar em causa o ensino da disciplina.“O saber ser e o saber estar nas redes sociais e as condições de privacidade no perfil de cada um fazem parte dos conteúdos programáticos da disciplina”, reagira Fernanda Ledesma, daquela associação, para quem “a via correcta nestas questões nunca é proibir, mas educar para”.
Visão
A voz aos mais velhosOs primeiros a insurgirem-se contra esta decisão unilateral foram os professores das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): "As redes sociais fazem parte do currículo do 3.º ciclo e falar disso no abstrato, numa disciplina de caráter prático, torna-se um bocadinho difícil", diz Fernanda Ledesma, da direção da Associação Nacional de Professores de Informática, acrescentando que o Ministério mostrou alguma abertura para avaliar uma contraproposta, se a houvesse. "E nós estamos a tratar disso."
Ionline
SapoTEKSegundo a presidente da Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI), Fernanda Ledesma, a maioria das aulas são de manhã, altura em que estas redes e aplicações estão bloqueadas. E, no programa do 8.º ano da disciplina de TIC, uma das matérias é precisamente sobre “redes sociais”.“A maioria dos alunos, quando chega às aulas, já está inscrita e sabe usar as redes sociais. As aulas não são para aprender a usar o Facebook, mas sim para ensinar a usar bem, porque é preciso educar para esta realidade digital”, explicou Fernanda Ledesma em declarações à Lusa.A disciplina de TIC pretende alertar os jovens para os perigos da Internet e das redes sociais e ensiná-los a “protegerem-se, a saberem configurar as suas privacidades e a explicar-lhes todos os cuidados a ter online”.
Bloqueio das redes sociais nas escolas ainda pode ser negociado
"Não está fechada a porta a uma contraproposta, se esta for aceitável", explicou a dirigente em conversa com o TeK.
Segundo a líder do ANPRI a medida anunciada para salvaguardar o bom funcionamento a rede das escolas públicas vai ter impacto direto no ensino de algumas matérias. Fernanda Ledesma deu o exemplo concreto da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no 8º ano, onde existe um módulo dedicado ao funcionamento dos fóruns, blogues e redes sociais.
quinta-feira, 20 de março de 2014
V Feira/Seminário das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal
Decorreu no dia 18 e 19 de março de 2014, a V Feira/Seminário das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal, no auditório da Escola Básica 2, 3 e Secundária da Bela Vista.
Durante 2 dias decorreram diversos painéis sobre vários temas.
Durante 2 dias decorreram diversos painéis sobre vários temas.
Participei pela Biblioteca da Escola Secundária D João II no segundo painel com a comunicação (Des)arrumar a Biblioteca.
Também participamos no último painel do 2º dia- A minha
Biblioteca em 2 minutos com a apresentação seguinte.
Etiquetas:
Apresentação,
Biblioteca,
Seminário
domingo, 16 de março de 2014
XII Congresso Nacional CFAEs - comunicação a "Formação contínua e as TIC"
Hoje, dia 14 de março, no XII Congresso Nacional Centros de Formação de Associação de Escolas na Casa de História Paula Rego, em Cascais, com a comunicação a "Formação contínua e as TIC"
Etiquetas:
Apresentação,
Comunicação,
Seminário
quinta-feira, 13 de março de 2014
NETtalks Setubal
Decorreu no dia 10 de março, pelas 14.30h na Escola Secundária D. João II
Esta conferência teve como objetivo de informar e alertar os jovens para as questões e desafios do mundo digital.
PROGRAMA
CONHECES O MUNDO DIGITAL?
speaker
À CONVERSA COM ? (Mesa redonda)
Dra. Teresa Pombo (Representante da DGE)- Tema: O plágio e os direitos de autor
Professora Fernanda Ledesma (Escola Secundária D. João II) - Tema: O Cyberbullying
Dr. Nuno Moreira (Representante do Centro Internet Segura)- Tema: A segurança na internet
Dr. Luís Pisco DECO) - Tema: A publicidade e as redes sociais
speaker
À CONVERSA COM ? (Mesa redonda)
Dra. Teresa Pombo (Representante da DGE)- Tema: O plágio e os direitos de autor
Professora Fernanda Ledesma (Escola Secundária D. João II) - Tema: O Cyberbullying
Dr. Nuno Moreira (Representante do Centro Internet Segura)- Tema: A segurança na internet
Dr. Luís Pisco DECO) - Tema: A publicidade e as redes sociais
Etiquetas:
Conferência,
Evento,
Internet,
Segurança
terça-feira, 11 de março de 2014
Inscrições para as sessões de apresentação do Projeto "A Pensar em tiC"
Já começaram a ser enviados os convites para as apresentações do nosso projeto “A Pensar em tiC".
Partilho também aqui o convite, bem como o link onde poderão fazer a vossa inscrição.
Em alternativa, poderão inscrever-se junto dos promotores da Editora Asa (grupo Leya), da vossa região.
Contamos com a vossa presença...
terça-feira, 4 de março de 2014
DECO organiza Conferências NETtalks
DECO organiza
Conferências NETtalks, com o objetivo de informar e alertar os jovens para as
questões e desafios do mundo digital.
A DECO promove
um ciclo de 18 conferências NETtalks
sobre os direitos digitais dos
consumidores. Para embaixadores das mensagens informativas dirigidas aos
jovens, convidámos a Maria Botelho Moniz e o
João Paulo Sousa, animadores do programa CC All Stars.
As NETtalks têm como público-alvo os
jovens do 3º ciclo do ensino básico, secundário e profissional e terão lugar em
escolas de todos os distritos de Portugal Continental.
Todos os dias os jovens são desafiados por
novas tecnologias e novas formas de comunicação social interativa. O objetivo
destas conferências é informá-los sobre os seus direitos digitais preparando-os
para interagir em segurança com o mundo digital. É preciso que os mais novos e os principais
utilizadores das novas tecnologias conheçam bem as regras deste novo mundo
digital e dos possíveis riscos que podem enfrentar: as questões da segurança e
privacidade online serão um dos temas mais relevantes a serem debatidos nas
NETtalks, dando uma especial atenção às redes sociais. Mas também serão abordadas
questões como o respeito pelos direitos de autor e os downloads ilegais; como
podem lidar com a pressão da publicidade e marketing online e, ainda, será dada
uma especial atenção à problemática do cyberbullying;
A primeira é já no dia 10 de março, pelas 14.30h, na Escola
Secundária D. João II, em Setúbal, na qual a professora Fernanda Ledesma
integra a mesa redonda.
Abertura
Momento de animação com DJ
Apresentação
UMA VIAGEM PARA A LITERACIA MEDIÁTICA
CONHECES O MUNDO DIGITAL?
À CONVERSA COM ? …
CONHECES A TUA PEGADA DIGITAL?
Debate
Aplicação de questionário
Encerramento Animação DJ
CONHECES O MUNDO DIGITAL?
À CONVERSA COM ? …
CONHECES A TUA PEGADA DIGITAL?
Debate
Aplicação de questionário
Encerramento Animação DJ
Pensas que tudo o que vem à rede é fixe? Pensa duas vezes!
Etiquetas:
conferencia,
Internet,
Redes Sociais,
Segurança
domingo, 2 de março de 2014
Sessões sobre "Redes Sociais e Cidadania"
Na Escola D. João II, realizamos
na semana que terminou, de 24 a 28 de fevereiro, 5 sessões de esclarecimento sobre
redes sociais e cidadania para aproximadamente 240 alunos, de 9 turmas, no
âmbito da da disciplina de TIC.
Apesar das sessões terem a mesma
duração e da apresentação utilizada para base das discussões ser igual, todas
as sessões foram diferentes.
As sessões foram preparadas de
modo a que os alunos interviessem, sendo também questionados em várias
situações. As suas intervenções conduziam ou (re)conduziam as explicações, detalhes
e reflexões diferentes, que tornavam cada sessão diferente da anterior,
voltando-se ao alinhamento sempre que oportuno ou necessário.
No final da sessão os alunos
responderam a algumas questões, de forma anónima, das quais fizemos o resumo
seguinte:
Síntese das respostas obtidas na
questão aberta “Ao nível das redes
sociais o que mais te preocupa?”
|
Preocupação
|
%
|
|
Nada me preocupa
|
23%
|
|
Acesso à informação pessoal, mensagens,
fotografias e partilhas
|
12%
|
|
Partilhas com o telemóvel
(identificação do local)
|
1%
|
|
Roubo de identidade
|
7%
|
|
Roubo de passwords
|
7%
|
|
A falta de privacidade versus exposição
|
7%
|
|
Comentários, mentiras,
intrigas e publicações sobre mim
|
3%
|
|
O Facebook/a própria Rede
|
2%
|
|
Ficar viciado ao ponto de
não querer saber da vida
|
1%
|
|
A segurança
|
5%
|
|
Quem aceito como amigo
|
1%
|
|
Violadores/abusadores/pedófilos
vejam as minhas fotografias e informações
|
7%
|
|
Criarem perfis e montagens
falsos
|
3%
|
|
Pessoas que se fazem
passar por outras
|
1%
|
|
Pessoas perigosas ou que
fazem mal com as informações que partilho
|
3%
|
|
Encontrar pessoas
estranhas/desconhecidas
|
3%
|
|
Dos que os piratas/ hackers
podem fazer às minhas contas
|
6%
|
|
Pessoas que nos
perseguem/espiam com más intenções
|
5%
|
|
Familiares verem o que
publiquei
|
1%
|
Resultados obtidos na questão “Costumas alterar as tuas passwords com regularidade?”
Respostas obtidas na questão “Em função de algo que tenha acontecido na
internet, já mudaste a tua forma de agir?”
Se, sim em quê?
|
·
Não publico
quase nada (1%)
|
|
·
Relativamente
ao cuidado com o que publico e às fotografias (3%)
|
|
·
Tomar
algumas medidas relativamente à privacidade para não entrarem (1%)
|
|
·
Não aceitar
todas as pessoas que pedem amizade (3%)
|
|
·
Falar
apenas com pessoas que conheço (1%)
|
|
·
Responder
sempre com calma (1%)
|
|
·
Ser mais
simpática(o) (1%)
|
|
·
Mudei a
forma de agir com as pessoas(1%)
|
|
·
Respeitar
mais as redes sociais (1%)
|
|
·
Com as intrigas
(1%)
|
|
·
Os hackers (1%)
|
|
·
Eliminei
algumas pessoas (1%)
|
|
·
Mudar as passwords por terem tentado entrar e/ou
terem entrado no perfil (3%)
|
Falamos ainda sobre que critérios utilizam para aceitar
amigos nas redes sociais, sendo que surgiram diversas respostas:
- Todos os pedidos
- Apenas as
pessoas que conheço na vida real
- Aceito
apenas familiares
- Colegas de
escola
- Colegas de
atividades extra-curriculares
…
Os alunos não
sabem explicar diferença e/ou não sabem a diferença entre aceder ao facebook
com http ou https, apenas sabem que na escola, só conseguem aceder com a 2ª
opção e por isso tem de ser assim.
Alguns não sabiam como configurar as suas opções de privacidade
globais e a maioria desconhecia que em cada publicação, ainda podem selecionar
com quem partilham essa mensagem (público, amigos dos amigos, amigos, só eu e
personalizado).
Subscrever:
Mensagens (Atom)













