domingo, 2 de fevereiro de 2014

Seminário: Ensino Vocacional e Profissional, por onde começar?

A Biblioteca da Escola Secundária D. João II, a Associação Nacional de Professores de Informática e o Centro de Formação da Ordem de Santiago vão promover em conjunto uma iniciativa  sob a temática do ensino vocacional, no dia 7 de Fevereiro, no auditório da Biblioteca promotora deste evento.

O Ensino Vocacional no ensino básico, está em implementação desde o ano letivo 2012/2013, tendo sido alargada esta modalidade formativa para jovens, ao ensino secundário, no presente ano letivo.
A iniciativa do atual Ministério da Educação na criação desta modalidade formativa, tem motivado diversas análises de concordância, questionamentos e discordâncias, no panorama global do Sistema Educativo Português.

Pela sua recente criação e promessa de expansão nos próximos anos letivos do ensino vocacional, a iniciativa que agora se apresenta, visa colocar esta matéria em debate e esclarecimento, tendo-se reunido como intervenientes, atores diversos que para alem da apresentação dos  princípios e objetivos desta modalidade de ensino, se apresentarão experiências e testemunhos colhidos  durante esta fase inicial de 2 anos de  implementação do ensino vocacional. Nos palestrantes, integra-se a DRª Isabel Hormigo, Adjunta do Gabinete do Ministro da Educação e Ciência que fará a apresentação geral desta modalidade de cursos.

Data limite para inscrição: 5 de fevereiro de 2014.

As inscrições devem ser realizadas no formulário online:


segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

O que é isto da proteção de dados? Huumm será que existe…



28 de janeiro, comemora-se o Dia Europeu da Proteção de Dados, pelo que é sempre uma boa oportunidade para refletir um pouco sobre este assunto.

Segundo a wikipédia termo proteção de dados, possui um significado genérico bastante amplo, na terminologia jurídica refere-se em geral à proteção de dados pessoais.



Quando nos questionámos sobre este assunto, surgem quase de imediato algumas questões, que provavelmente, nos inquietam, mas nem sempre temos resposta. 
Por exemplo:
  • O que são os dados pessoais? 
  • Quais são os meus direitos? 
  • Quais são as obrigações do responsável pelo tratamento de dados? 
  • O que pode fazer se o os seus direitos forem violados?
Bem, estas questões não têm respostas simples, mas podemos encontrar algumas neste estudo “Protecção de dados pessoais na União Europeia” 

Fonte: Imagem do estudo “Protecção de dados pessoais na União Europeia”  

Como proteção de dados pessoais, entende-se, a possibilidade de cada cidadão determinar de forma autónoma a utilização que é feita de seus próprios dados pessoais, em conjunto com o estabelecimento de uma série de garantias para evitar que estes dados pessoais sejam utilizados de forma a causar discriminação, ou danos de qualquer espécie, ao cidadão ou à coletividade. Fala-se então no próprio direito à privacidade, que é a capacidade de uma pessoa em controlar a exposição e a disponibilidade de informações acerca de si.

Pois, é aqui que muitas dúvidas me assaltam sobre o tema,  com o grande desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação(TIC), esta garantia transformou-se à medida que internet e as redes sociais se desenvolveram. Hoje a “rede” é um grande palco ao qual é fácil chegar, no qual é preciso saber ser e estar. 

Será que os nossos alunos estão preparados para estar em cima do palco?

Penso que não, é por isso, um imperativo ensinar aos nossos alunos que cuidados devem ter na sua utilização e como devem ser e agir na rede.
“A Internet reflete todos os valores advindos daqueles que a construíram, dos que a usam e a modificam. Afinal, tal como viver em sociedade, não seria possível dissociar ações e valores e, assim, o mundo virtual torna-se espelho do real”.  In Redes e Comunidades Ensino-aprendizagem pela Internet (Carvalho, Jaciara)
Basta um pequeno clique e em segundos, obtemos informação suficiente sobre uma pessoa, da forma mais simples, ou seja uma pesquisa pelo nome. O que vulgarmente chamam de pegada digital. 

Se entrarmos pela área das ferramentas especializadas disponíveis para medir a presença na rede, obteremos muito mais, sobre o perfil de cada um na rede. Para não referir as aplicações criadas com o propósito de obter esses e muitos mais dados de forma ilícita ou não autorizada.

Onde podemos encontrar informação fidedigna sobre este assunto?

No Website da Comissão Nacional de Proteção de Dados(CPND). Também a ANACOM intervém na área de garantia do respeito pela privacidade dos utilizadores. Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação(APSdi)  já se prenunciou sobre o assunto num artigo denominado “O direito à proteção de dados pessoais” escrito por Luís da Silveira. 

Em portugal recentemente foi publicada Lei n.º 46/2012de 29 de agosto - relativa ao tratamento de dados pessoais e à proteção da privacidade no setor das comunicações eletrónicas. Disponível aqui!

Por outro lado a União Europeia tem vindo a definir algumas politicas na área  da proteção dos dados pessoais, pois pretende conciliar um alto nível de proteção da vida privada das pessoas e a livre circulação de dados pessoais na União Europeia.
Por esta razão, foram fixados limites estritos à recolha e utilização dos dados pessoais e requerida a criação de um organismo nacional independente, encarregado da proteção desses dados em cada Estado-Membro.
Foram definidos objetivos para assegurar uma melhor proteção da vida privada através das tecnologias da informação e da comunicação, bem como ações concretas para os atingir.

Onde podemos encontrar materiais pedagógicos sobre este assunto?

No Projeto Dadus, após o registo encontra materiais pedagógicos que pode utilizar livremente.


quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Photo story para criar pequenas histórias


O Photo Story  da Microsoft permite criar vídeos a partir de um conjunto de imagens e fotografias.

Com esta aplicação é possível de realizar sequências de imagens, colocar diversos efeitos, adicionar narração de voz ou legendas. 
Desta forma é possível de criar pequenas histórias. 


Download da aplicação photo story

Tutorial

Unable to display content. Adobe Flash is required.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

A Pensar em tiC

"A Pensar em tiC" é o nome do novo manual para a disciplina de TIC, no 7º e 8º ano, que o Carlos Nunes e eu estamos a desenvolver desde o verão passado, para a editora ASA- Grupo Leya

A partir de hoje temos um grupo no facebook para a divulgação das nossas iniciativas e ideias para as aulas da disciplina.

É por aqui, junta-te a nós...

sábado, 11 de janeiro de 2014

Carta de Amor Informático

CARTA DE AMOR INFORMÁTICO

Penetraste no meu coração
Como um vírus no meu computador

Vindo de lado nenhum
Ofereces-me agora
O vazio da não opção

Estragaste-me o real
Obrigaste-me a reinventá-lo:
Para quê?

Agora estás
No meu cemitério de textos
Já não te posso reencaminhar

Arquivei-te no lixo da memória
Do meu Pentium IV
Que aliás, já vendi

Troquei-o por um lap top
Mais leve
Mais portátil
Mais facilmente descartável

Ana Hatherly

sábado, 21 de dezembro de 2013

sábado, 14 de dezembro de 2013

Pensamentos

" Algo de insatisfeito, de insaciável, há em mim que quer expressar-se em voz alta. Há em mim um desejo de amor, que fala espontâneamente a linguagem do amor. "

Nietzsche ( Ecce Homo )

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Projeto na ASA com as TIC

Tarde de trabalho produtiva na ASA Editora com mais um projeto, na área das TIC, a divulgar em breve.



quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Chat no Moodle

Utilização do Chat na Oficina de Formação: Moodle em Contexto Educativo
e que tal tentar conjugar  o verbo "Chatar"

pronto...
eu chato
tu chatas
ele chata
nós chatamos
vós chatais
eles chatam
e os senhores formandos querem fazer uma ligeira pausa ;)


sábado, 16 de novembro de 2013

uma entrevista ao Jornal O Guerra Zoelae

By Jornal O Guerra Zoelae de Macedo de Cavaleiros

Saliento...
"...os professores de informática do país têm de ser os mestres de um setor emergente, que está cada vez mais enraizado em todas as áreas da sociedade atual. As tecnologias tornaram-se o suporte da maioria dos serviços, indústria, comércio, saúde, entre outros, ainda que nos últimos tempos este fenómeno tenha sido um pouco desvalorizado, mas quer se goste, se assuma ou não, as tecnologias estão por aí, em todo lado."


sexta-feira, 8 de novembro de 2013

desabafos contigo

Sabes... nos próximos tempos vou-te atualizar menos vezes,
Agora tenho tantas ocupações, preocupações e afins, que nem sei bem para onde me virar... mas vou procurar fazer uns posts...
Tem paciência comigo.
Abracinhos


Viro? Me viro!

"Não sei se viro menina, se viro mãe, se viro todas.
Se viro artista, se viro vento ou viajante.
Viro santa ou viro doida.
Quem sabe viro onça,viro a mesa, viro o jogo,viro a página,viro a vida do avesso e viro outras.
Sim,eu me viro."

Plano de Formação do CFAE Ordem de Santiago


Partilho o Plano de Formação do Centro de Formação da Ordem de Santiago.

Estão a decorrer até ao dia 11 de Novembro as inscrições nas ações do Plano de Formação 2013/2014 que se encontra disponível na página do Centro de Formação Ordem de Santiago.



Deste catalogo há duas formações das quais sou formadora na página 12  (Trabalho Colaborativo com as Ferramentas Web: edição e Publicação de Conteúdos e na página 17 (A utilização do Moodle em contexto educativo).