sábado, 14 de dezembro de 2013

Pensamentos

" Algo de insatisfeito, de insaciável, há em mim que quer expressar-se em voz alta. Há em mim um desejo de amor, que fala espontâneamente a linguagem do amor. "

Nietzsche ( Ecce Homo )

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Projeto na ASA com as TIC

Tarde de trabalho produtiva na ASA Editora com mais um projeto, na área das TIC, a divulgar em breve.



quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Chat no Moodle

Utilização do Chat na Oficina de Formação: Moodle em Contexto Educativo
e que tal tentar conjugar  o verbo "Chatar"

pronto...
eu chato
tu chatas
ele chata
nós chatamos
vós chatais
eles chatam
e os senhores formandos querem fazer uma ligeira pausa ;)


sábado, 16 de novembro de 2013

uma entrevista ao Jornal O Guerra Zoelae

By Jornal O Guerra Zoelae de Macedo de Cavaleiros

Saliento...
"...os professores de informática do país têm de ser os mestres de um setor emergente, que está cada vez mais enraizado em todas as áreas da sociedade atual. As tecnologias tornaram-se o suporte da maioria dos serviços, indústria, comércio, saúde, entre outros, ainda que nos últimos tempos este fenómeno tenha sido um pouco desvalorizado, mas quer se goste, se assuma ou não, as tecnologias estão por aí, em todo lado."


sexta-feira, 8 de novembro de 2013

desabafos contigo

Sabes... nos próximos tempos vou-te atualizar menos vezes,
Agora tenho tantas ocupações, preocupações e afins, que nem sei bem para onde me virar... mas vou procurar fazer uns posts...
Tem paciência comigo.
Abracinhos


Viro? Me viro!

"Não sei se viro menina, se viro mãe, se viro todas.
Se viro artista, se viro vento ou viajante.
Viro santa ou viro doida.
Quem sabe viro onça,viro a mesa, viro o jogo,viro a página,viro a vida do avesso e viro outras.
Sim,eu me viro."

Plano de Formação do CFAE Ordem de Santiago


Partilho o Plano de Formação do Centro de Formação da Ordem de Santiago.

Estão a decorrer até ao dia 11 de Novembro as inscrições nas ações do Plano de Formação 2013/2014 que se encontra disponível na página do Centro de Formação Ordem de Santiago.



Deste catalogo há duas formações das quais sou formadora na página 12  (Trabalho Colaborativo com as Ferramentas Web: edição e Publicação de Conteúdos e na página 17 (A utilização do Moodle em contexto educativo).






quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Direção da ANPRI


É com orgulho, enquanto professora do grupo de Informática que informo, que hoje assumi a Presidência da Direção da Associação Nacional dos Professores de Informática, acompanhada por uma equipa constituída por colegas que muito admiro, na qual juntamos a experiência do mandato anterior, com novos valores e novas ideias.
O desafio que temos pela frente não é, e não será fácil, tendo em conta toda a conjuntura atual. Por isso, precisamos do apoio efetivo de todos, bem como da vossa colaboração, seja enviando-nos ideias, inquietando-nos quando não estivermos a dar a resposta à altura das situações, desafiando-nos com propostas de melhoria ou de qualquer outra forma.
Representar o grupo cabe-nos a nós, mas a luta pelo grupo cabe a todos, pois só com vosso apoio será possível melhorar
Até breve.
Fernanda Ledesma


sábado, 5 de outubro de 2013

Mapa revela como o Google domina o mundo

Dois investigadores de Oxford desenharam um mapa-múndi onde indicam qual o site mais popular em cada país.
Os dados permitem verificar que o mundo ocidental é praticamente dominado pelo motor de pesquisa Google, que é também o rei em Portugal, com o Facebook a liderar no norte de África, partes do Médio Oriente e da América do Sul.

Notícia aqui!
Mapas disponíveis aqui!




sábado, 21 de setembro de 2013

Metas Curriculares para as TIC no 8º ano - duas bases trabalho para planificar a médio prazo

Decorreu no dia 18 de setembro pelas 17 h, na Escola Secundária D. João II, em Setubal, uma sessão de trabalho entre professores que lecionam as TIC no 8º ano.
Sendo a primeira vez que as Metas Curriculares para a disciplina de TIC no 8º ano vão ser aplicadas. Alguns docentes do grupo de Informática da área de abrangência do Centro de Formação Ordem de Santiago organizaram uma sessão de trabalho conjunto, de forma a explorar a implementação das referidas metas, bem como possíveis atividades a realizar.

Desta sessão resultaram dois documentos que servirão de base a planificações a médio prazo. Uma das planificações tem como suporte as plataformas de ensino e aprendizagem, como o Moodle. A outra tem como suporte os blogues ou websites.

Todos concordaram na partilha dos mesmos ao grupo, qualquer um dos documentos está por concluir e em versão editável, podendo ser adaptado à escola/agrupamento e melhorado, pois são apenas uma base de trabalho a desenvolver.

Estes documentos foram desenvolvidos por:
Anabela Ferreira - Escola Básica 2/3 de azeitão
Paulo Torcato - Escola Secundária da Portela
Patrícia Ferreira - Escola Básica Michel Giacometti
Armando Barreira - EBI da Quinta do Conde
Óscar Leal dos Santos - Escola Básica 2/3 do Bocage
Fernanda Ledesma - Escola Secundaria D. João II
Florbela Edral - Agrupamento de Escolas João de Deus 
Iolanda Baixinho - Agrupamento de Escolas João de Deus 
José Duarte Faria - Agrupamento de Escolas de Álvaro Velho
Maria da Conceição Ferreira - Escola Secundária Manuel Cargaleiro
Natália Véstias - Escola Básica Michel Giacometti


Planificação A a médio prazo - para 32 tempos de 45, 50 ou 60 minutos com base no uso de blogues ou websites.



Planificação B - a médio prazo para 16 ou 17 aulas de 90, 100 minutos com base no uso de uma plataforma de e-learning, como o Moodle.



sábado, 14 de setembro de 2013

As TIC, um ano depois das metas curriculares

Apresentação no Seminário de Boas Práticas e Experiências em Informática Educacional que decorreu em Rio Maior, nos dias 4 e 5 de setembro. "As TIC, um ano depois das metas curriculares"


Desta apresentação saliento este diapositivo


sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Nomeação em Diário da República

O meu diretor enviou a minha nomeação para publicação em Diário da República, não sei se era necessário, mas pronto assim não posso fugir :)

Aviso n.º 10710/2013 -  Diário da República, 2.ª série — N.º 167 — 30 de agosto de 2013 

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Seminário: Partilha de boas práticas e experiências em Informática Educacional - Rio Maior

Seminário: Partilha de boas práticas e experiências em Informática Educacional decorrerá nos dias 4 e 5 de julho, na Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, Rio Maior. Informação no website do Centro de Formação Lezíria Oeste http://nonio.ese.ipsantarem.pt/cfaeleziriaoeste/

Este seminário dirige-se aos docentes do ensino básico e secundário que utilizam as tecnologias em contexto educativo ou no desempenho das suas funções, tendo como propósito proporcionar a partilha de experiências implementadas na área da informática educacional.

Sabe tão bem ver os projetos voar... é já o 8 Seminário: Partilha de boas práticas e experiências em Informática Educacional mais conhecido por G550.

Curso de formação : 15 h / 0,6 créditos

Inscrições: http://nonio.ese.ipsantarem.pt/cfaeleziriaoeste/
Programa atualizado