quinta-feira, 28 de novembro de 2013
sábado, 16 de novembro de 2013
uma entrevista ao Jornal O Guerra Zoelae
By Jornal O Guerra Zoelae de Macedo de Cavaleiros
Saliento...
"...os professores de informática do país têm de ser os mestres de um setor emergente, que está cada vez mais enraizado em todas as áreas da sociedade atual. As tecnologias tornaram-se o suporte da maioria dos serviços, indústria, comércio, saúde, entre outros, ainda que nos últimos tempos este fenómeno tenha sido um pouco desvalorizado, mas quer se goste, se assuma ou não, as tecnologias estão por aí, em todo lado."
sexta-feira, 8 de novembro de 2013
desabafos contigo
Sabes... nos próximos tempos vou-te atualizar menos vezes,
Agora tenho tantas ocupações, preocupações e afins, que nem sei bem para onde me virar... mas vou procurar fazer uns posts...
Tem paciência comigo.
Abracinhos
Viro? Me viro!
"Não sei se viro menina, se viro mãe, se viro todas.
Se viro artista, se viro vento ou viajante.
Agora tenho tantas ocupações, preocupações e afins, que nem sei bem para onde me virar... mas vou procurar fazer uns posts...
Tem paciência comigo.
Abracinhos
Viro? Me viro!
"Não sei se viro menina, se viro mãe, se viro todas.
Se viro artista, se viro vento ou viajante.
Viro santa ou viro doida.
Quem sabe viro onça,viro a mesa, viro o jogo,viro a página,viro a vida do avesso e viro outras.
Sim,eu me viro."
Plano de Formação do CFAE Ordem de Santiago
Partilho o Plano de Formação do Centro de Formação da Ordem de Santiago.
Estão a decorrer até ao dia 11 de Novembro as inscrições nas ações do Plano de Formação 2013/2014 que se encontra disponível na página do Centro de Formação Ordem de Santiago.
Deste catalogo há duas formações das quais sou formadora na página 12 (Trabalho Colaborativo com as Ferramentas Web: edição e Publicação de Conteúdos e na página 17 (A utilização do Moodle em contexto educativo).
quinta-feira, 24 de outubro de 2013
Direção da ANPRI
É com orgulho, enquanto professora do grupo de Informática que informo, que hoje assumi a Presidência da Direção da Associação Nacional dos Professores de Informática, acompanhada por uma equipa constituída por colegas que muito admiro, na qual juntamos a experiência do mandato anterior, com novos valores e novas ideias.
O desafio que temos pela frente não é, e não será fácil, tendo em conta toda a conjuntura atual. Por isso, precisamos do apoio efetivo de todos, bem como da vossa colaboração, seja enviando-nos ideias, inquietando-nos quando não estivermos a dar a resposta à altura das situações, desafiando-nos com propostas de melhoria ou de qualquer outra forma.
Representar o grupo cabe-nos a nós, mas a luta pelo grupo cabe a todos, pois só com vosso apoio será possível melhorar
Até breve.Fernanda Ledesma
sábado, 5 de outubro de 2013
Mapa revela como o Google domina o mundo
Dois investigadores de Oxford desenharam um mapa-múndi onde indicam qual o site mais popular em cada país.
Os dados permitem verificar que o mundo ocidental é praticamente dominado pelo motor de pesquisa Google, que é também o rei em Portugal, com o Facebook a liderar no norte de África, partes do Médio Oriente e da América do Sul.
Os dados permitem verificar que o mundo ocidental é praticamente dominado pelo motor de pesquisa Google, que é também o rei em Portugal, com o Facebook a liderar no norte de África, partes do Médio Oriente e da América do Sul.
sábado, 21 de setembro de 2013
Metas Curriculares para as TIC no 8º ano - duas bases trabalho para planificar a médio prazo
Decorreu no dia 18 de setembro pelas 17 h, na Escola Secundária D. João II, em Setubal, uma sessão de trabalho entre professores que lecionam as TIC no 8º ano.
Sendo a primeira vez que as Metas
Curriculares para a disciplina de TIC no 8º ano vão ser aplicadas. Alguns
docentes do grupo de Informática da área de abrangência do Centro de Formação Ordem de Santiago organizaram uma sessão de trabalho conjunto, de forma a explorar a implementação das
referidas metas, bem como possíveis atividades a realizar.
Desta sessão resultaram dois documentos que servirão de base a planificações a médio prazo. Uma das planificações tem como suporte as plataformas de ensino e aprendizagem, como o Moodle. A outra tem como suporte os blogues ou websites.
Todos concordaram na partilha dos mesmos ao grupo, qualquer um dos documentos está por concluir e em versão editável, podendo ser adaptado à escola/agrupamento e melhorado, pois são apenas uma base de trabalho a desenvolver.
Estes documentos foram desenvolvidos por:
Anabela Ferreira - Escola Básica 2/3 de azeitão
Paulo Torcato - Escola Secundária da Portela
Patrícia Ferreira - Escola Básica Michel Giacometti
Armando Barreira - EBI da Quinta do Conde
Óscar Leal dos Santos - Escola Básica 2/3 do Bocage
Fernanda Ledesma - Escola Secundaria D. João II
Florbela Edral - Agrupamento de Escolas João de Deus
Iolanda Baixinho - Agrupamento de Escolas João de Deus
José Duarte Faria - Agrupamento de Escolas de Álvaro Velho
Maria da Conceição Ferreira - Escola Secundária Manuel Cargaleiro
Natália Véstias - Escola Básica Michel Giacometti
Planificação A a médio prazo - para 32 tempos de 45, 50 ou 60 minutos com base no uso de blogues ou websites.
Planificação B - a médio prazo para 16 ou 17 aulas de 90, 100 minutos com base no uso de uma plataforma de e-learning, como o Moodle.
sábado, 14 de setembro de 2013
As TIC, um ano depois das metas curriculares
Etiquetas:
Metas Curriculares,
Seminário,
TIC
sexta-feira, 30 de agosto de 2013
Nomeação em Diário da República
O meu diretor enviou a minha nomeação para publicação em Diário da República, não sei se era necessário, mas pronto assim não posso fugir :)
Aviso n.º 10710/2013 - Diário da República, 2.ª série — N.º 167 — 30 de agosto de 2013
Aviso n.º 10710/2013 - Diário da República, 2.ª série — N.º 167 — 30 de agosto de 2013
segunda-feira, 19 de agosto de 2013
Seminário: Partilha de boas práticas e experiências em Informática Educacional - Rio Maior
Seminário: Partilha de boas práticas e experiências em Informática Educacional decorrerá nos dias 4 e 5 de julho, na Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, Rio Maior. Informação no website do Centro de Formação Lezíria Oeste http://nonio.ese.ipsantarem.pt/cfaeleziriaoeste/.
Este seminário dirige-se aos docentes do ensino básico e secundário que utilizam as tecnologias em contexto educativo ou no desempenho das suas funções, tendo como propósito proporcionar a partilha de experiências implementadas na área da informática educacional.
Sabe tão bem ver os projetos voar... é já o 8 Seminário: Partilha de boas práticas e experiências em Informática Educacional mais conhecido por G550.
Curso de formação : 15 h / 0,6 créditos
Inscrições: http://nonio.ese.ipsantarem.pt/cfaeleziriaoeste/
Programa atualizado
Curso de formação : 15 h / 0,6 créditos
Inscrições: http://nonio.ese.ipsantarem.pt/cfaeleziriaoeste/
Programa atualizado
sábado, 6 de julho de 2013
TIC@Portugal'13
TIC@Portugal'13- Foi hoje, 5 de julho, um seminário Escola Superior de Educação - Setúbal, no qual fiz uma comunicação.
11:30 Sessões Paralelas – Partilha de Boas Práticas e de Investigações em Educação
Sala a designar: TIC no 3.º ciclo e secundário – Mobile Learning, RED, Web 2.0, redes sociais
Sala a designar: TIC no 3.º ciclo e secundário – Mobile Learning, RED, Web 2.0, redes sociais
- Mobile Learning: proibir ou integrar? – Fernanda Ledesma
- Utilização pedagógica de RED concebidos com ferramentas da WEB 2.0 por professores do Ensino Básico e Secundário – Óscar Leal dos Santos
- "Daqui posto de comando do movimento das forças armadas" – a história nas redes sociais – Joaquim Lopes
A apresentação
Fotografias
Etiquetas:
Comunicação,
mLearning,
Mobile learning,
Seminário
domingo, 30 de junho de 2013
Centros de Formação de Professores que percursos…

Centros de Formação de Professores que percursos…
Paradoxos entre o (con)formar e o (trans)formar.
Os Centros de Formação das Associações de Escolas (CFAEs) percorrem um caminho de paradoxos, atravessando desafios, incertezas, contrariedades e constantes mutações...
é o inicio do artigo que acabei de escrever... gosto do resultado, daqui a alguns dias, quando estiver publicado já fica disponível...
Subscrever:
Mensagens (Atom)






