sábado, 5 de outubro de 2013

Mapa revela como o Google domina o mundo

Dois investigadores de Oxford desenharam um mapa-múndi onde indicam qual o site mais popular em cada país.
Os dados permitem verificar que o mundo ocidental é praticamente dominado pelo motor de pesquisa Google, que é também o rei em Portugal, com o Facebook a liderar no norte de África, partes do Médio Oriente e da América do Sul.

Notícia aqui!
Mapas disponíveis aqui!




sábado, 21 de setembro de 2013

Metas Curriculares para as TIC no 8º ano - duas bases trabalho para planificar a médio prazo

Decorreu no dia 18 de setembro pelas 17 h, na Escola Secundária D. João II, em Setubal, uma sessão de trabalho entre professores que lecionam as TIC no 8º ano.
Sendo a primeira vez que as Metas Curriculares para a disciplina de TIC no 8º ano vão ser aplicadas. Alguns docentes do grupo de Informática da área de abrangência do Centro de Formação Ordem de Santiago organizaram uma sessão de trabalho conjunto, de forma a explorar a implementação das referidas metas, bem como possíveis atividades a realizar.

Desta sessão resultaram dois documentos que servirão de base a planificações a médio prazo. Uma das planificações tem como suporte as plataformas de ensino e aprendizagem, como o Moodle. A outra tem como suporte os blogues ou websites.

Todos concordaram na partilha dos mesmos ao grupo, qualquer um dos documentos está por concluir e em versão editável, podendo ser adaptado à escola/agrupamento e melhorado, pois são apenas uma base de trabalho a desenvolver.

Estes documentos foram desenvolvidos por:
Anabela Ferreira - Escola Básica 2/3 de azeitão
Paulo Torcato - Escola Secundária da Portela
Patrícia Ferreira - Escola Básica Michel Giacometti
Armando Barreira - EBI da Quinta do Conde
Óscar Leal dos Santos - Escola Básica 2/3 do Bocage
Fernanda Ledesma - Escola Secundaria D. João II
Florbela Edral - Agrupamento de Escolas João de Deus 
Iolanda Baixinho - Agrupamento de Escolas João de Deus 
José Duarte Faria - Agrupamento de Escolas de Álvaro Velho
Maria da Conceição Ferreira - Escola Secundária Manuel Cargaleiro
Natália Véstias - Escola Básica Michel Giacometti


Planificação A a médio prazo - para 32 tempos de 45, 50 ou 60 minutos com base no uso de blogues ou websites.



Planificação B - a médio prazo para 16 ou 17 aulas de 90, 100 minutos com base no uso de uma plataforma de e-learning, como o Moodle.



sábado, 14 de setembro de 2013

As TIC, um ano depois das metas curriculares

Apresentação no Seminário de Boas Práticas e Experiências em Informática Educacional que decorreu em Rio Maior, nos dias 4 e 5 de setembro. "As TIC, um ano depois das metas curriculares"


Desta apresentação saliento este diapositivo


sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Nomeação em Diário da República

O meu diretor enviou a minha nomeação para publicação em Diário da República, não sei se era necessário, mas pronto assim não posso fugir :)

Aviso n.º 10710/2013 -  Diário da República, 2.ª série — N.º 167 — 30 de agosto de 2013 

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Seminário: Partilha de boas práticas e experiências em Informática Educacional - Rio Maior

Seminário: Partilha de boas práticas e experiências em Informática Educacional decorrerá nos dias 4 e 5 de julho, na Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, Rio Maior. Informação no website do Centro de Formação Lezíria Oeste http://nonio.ese.ipsantarem.pt/cfaeleziriaoeste/

Este seminário dirige-se aos docentes do ensino básico e secundário que utilizam as tecnologias em contexto educativo ou no desempenho das suas funções, tendo como propósito proporcionar a partilha de experiências implementadas na área da informática educacional.

Sabe tão bem ver os projetos voar... é já o 8 Seminário: Partilha de boas práticas e experiências em Informática Educacional mais conhecido por G550.

Curso de formação : 15 h / 0,6 créditos

Inscrições: http://nonio.ese.ipsantarem.pt/cfaeleziriaoeste/
Programa atualizado





sábado, 6 de julho de 2013

TIC@Portugal'13

TIC@Portugal'13- Foi hoje, 5 de julho, um seminário Escola Superior de Educação - Setúbal, no qual fiz uma comunicação.

11:30 Sessões Paralelas – Partilha de Boas Práticas e de Investigações em Educação
Sala a designar: TIC no 3.º ciclo e secundário – Mobile Learning, RED, Web 2.0, redes sociais

- Mobile Learning: proibir ou integrar? – Fernanda Ledesma 
- Utilização pedagógica de RED concebidos com ferramentas da WEB 2.0 por professores do Ensino Básico e Secundário – Óscar Leal dos Santos 
- "Daqui posto de comando do movimento das forças armadas" – a história nas redes sociais – Joaquim Lopes

A apresentação 


Fotografias




domingo, 30 de junho de 2013

Centros de Formação de Professores que percursos…


Centros de Formação de Professores que percursos… 
Paradoxos entre o (con)formar e o (trans)formar.



Os Centros de Formação das Associações de Escolas (CFAEs) percorrem um caminho de paradoxos, atravessando desafios, incertezas, contrariedades e constantes mutações...

é o inicio do artigo que acabei de escrever... gosto do resultado, daqui a alguns dias, quando estiver publicado já fica disponível...


sexta-feira, 28 de junho de 2013

Calendário Escola 2013-2014

Já foi publicado o Despacho n.º 8248/2013 de 25 de junho de 2013 -  Calendário escolar 2013-2014 já com os exames calendarizados, como tinha sido previsto.

Nº de semanas:
1º Período 13 (ou 14) 
2º Período 13 
3º Período 8 (7 para o 6º e o 9º). 

Semanas completas (semanas com os 5 dias de aulas): 
1º Período 13 (ou 14 conforme o início) 
2º Período 12 
3º Período 7 (6 para o 6º e o 9º).

domingo, 23 de junho de 2013

TIC@Portugal'13

TIC@Portugal'13- Mais um seminário e uma comunicação, no dia 5 de julho, lá estaremos na Escola  Superior de Educação - Setúbal.


Programa completo.

11:30 Sessões Paralelas – Partilha de Boas Práticas e de Investigações em Educação

Sala a designar: TIC no 3.º ciclo e secundário – Mobile Learning, RED, Web 2.0, redes sociais 

Mobile Learning: proibir ou integrar? – Fernanda Ledesma 
Utilização pedagógica de RED concebidos com ferramentas da WEB 2.0 por professores do Ensino Básico e Secundário – Óscar Leal dos Santos 
"Daqui posto de comando do movimento das forças armadas" – a história nas redes sociais – Joaquim Lopes

domingo, 16 de junho de 2013

Seminário: Partilha de boas práticas e experiências em Informática Educacional - Rio Maior


Seminário: Partilha de boas práticas e experiências em Informática Educacional decorrerá nos dias 11 e 12 de julho, na Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, Rio Maior. Informação no website do Centro de Formação Lezíria Oeste http://nonio.ese.ipsantarem.pt/cfaeleziriaoeste/

Este seminário dirige-se aos docentes do ensino básico e secundário que utilizam as tecnologias em contexto educativo ou no desempenho das suas funções, tendo como propósito proporcionar a partilha de experiências implementadas na área da informática educacional.

Sabe tão bem ver os projetos voar... é já o 8 Seminário: Partilha de boas práticas e experiências em Informática Educacional mais conhecido por G550.

Curso de formação : 15 h / 0,6 créditos
Inscrições até 4 de julho de 2013
Inscrições: http://nonio.ese.ipsantarem.pt/cfaeleziriaoeste/
Programa:http://nonio.ese.ipsantarem.pt/cfaeleziriaoeste/file.php/1/PLANO_2012_2013/Divulgacao_seminario_julho2013.pdf
Cartaz :http://nonio.ese.ipsantarem.pt/cfaeleziriaoeste/file.php/1/PLANO_2012_2013/cartaz_informatica_educacional_Rio_Maior.pdf


terça-feira, 4 de junho de 2013

Seminário: Partilha de boas práticas e experiências em Informática Educacional - Barreiro

Estamos a organizar mais um Seminário: Partilha de boas práticas e experiências em Informática Educacional  que realiza-se nos dias 8 e 9 de julho de 2013, na Escola Básica 2, 3º Ciclos Mendonça Furtado, no Barreiro, organizado pelo Centro de Formação de Escolas dos Concelhos Barreiro e Moita.

Mãos ao trabalho, mais informação aqui

Participo com uma comunicação no  Painel II: As TIC um ano depois da Metas Curriculares

Ana Paula Pina - Escola Básica 2,3 Mendonça Furtado
Rui Nascimento - Escola Secundária de Palmela
Fernanda Ledesma - Escola Secundária D. João II

e também no dia 9 de julho de 2013
Ws3: Aprender e ensinar com as redes sociais
Fernanda Ledesma - Escola Secundária D. João II

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Reflexões… sobre formação


Face aos desafios com que a escola se confronta, quer pelo ensaio de sucessivas reformas na educação, quer pela evolução da sociedade de informação, quer pela multiculturalidade com que nos confrontamos, quer pelas transformações de atitudes e valores que hoje vivenciamos, tendo, ainda, em conta que o contexto social é diferente, a forma de ser, de estar, de atuar e de pensar, bem como dos hábitos dos alunos são diferentes e diversos. Face a todos estes desafios, questionamo-nos, se pode, o professor de hoje (con)formar-se com o que sempre fez, implementar as mesmas práticas, utilizar os mesmos recursos, enfim, agir como se à sua volta nada tivesse mudado. O aluno mudou mais do que o professor e a escola, por isso, se pretendemos que a escola funcione centrada nos alunos, então, teremos de os acompanhar. O artigo sugerido para leitura “Entrar em Harvard sem sair de casa” pode ser interpretado sob diversas perspetivas. Temos aqui um dilema entre o formar-se e o (con)formar-se numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, mas também uma linha muito ténue entre aprendizagem formal e informal e por outro lado as oportunidades de formação a distância versus formação presencial. Três dilemas que dariam para escrever páginas sem fim e sobre os quais também muito já se escreveu.

O conceito de aprendizagem tem-se desenvolvido essencialmente associado ao paradigma de aprendizagem ao longo da vida, imposta pelas exigências da sociedade: valorização das competências e reciclagem constante dos conhecimentos. Canário (1999) afirma que "a educação de adultos, tal como a conhecemos hoje, é um fenómeno recente, mas não constitui novidade. Concebendo a educação como um processo largo e multiforme que se confunde com o processo de vida de cada indivíduo, toma-se evidente que sempre existiu educação de adultos" (p. 11). Nesta reflexão pretendemos associar a aprendizagem ao longo da vida ao desenvolvimento profissional do professor, pois parece-nos que, também este, no âmbito do desempenho da sua profissão e de forma a dar resposta aos desafios com que se confronta, precisa de valorizar as suas competências, fazer uma reciclagem constante dos conhecimentos e refletir sobre todos os processos e dicotomias que o rodeiam. 

O conceito de formação de professores enquadra-se um processo historicamente contextualizado que visa o desenvolvimento de competências para responder a uma sociedade, a uma comunidade e a uma escola em permanente atualização. Na perspectiva de Pineau “formar-se, dar-se uma forma, é uma atividade mais fundamental, mais ontológica, do que educar, ou seja, erguer-se ou alimentar-se. Formar-se, é reconhecer que não existe à priori nenhuma forma acabada que seja dada do exterior. Essa forma, sempre inacabada, depende de uma ação. A sua própria construção é uma actividade permanente. Estes 'dar-se forma' permanentes abrem um horizonte quase infinito de práticas pessoais e sociais, profissionais e culturais, físicas e metafísicas. Mas ao lado destas múltiplas formações formais emerge, cada vez mais, a importância da face escondida, na sombra, do que os pedagogos chamam educação informal e não-formal”. 
Os docentes que não se (con)formam encontram muitas vezes em situações de formação informal ou não formal desafios maiores. Como é o caso dos Moocs, já tive oportunidade de frequentar um (change.mooc.ca[1]) com Stephen downes, Terry Anderson e outras personalidades de reconhecido mérito e embora não seja certificado e não atribua títulos ou créditos constituem desafios maiores. Pois, abriram-se novos caminhos na aprendizagem on-line e obrigando-nos a repensar os tempos e os espaços, ampliando os espaços e momentos de ensino e aprendizagem. Como refere Dias (2001, p.37) “a web é um meio para assistir o processo de aprendizagem, durante o qual os alunos navegam na multidimensionalidade das representações flexíveis e distribuídas, estabelecem redes de relações entre os conteúdos e entre os membros da comunidade, e através das quais participam num processo de aprendizagem colaborativo”. O autor salienta que “nos ambientes colaborativos, a aprendizagem é orientada para o aluno, em vez de estar centrada no professor, e o processo de construção de conhecimento compreende a interacção entre pares, a avaliação e a cooperação. O ensino on-line permite criar contextos favoráveis à participação e colaboração no aprender a aprender e na construção do conhecimento, numa perspectiva holística e integrativa”(Dias, 2001, p.28). 
Apesar de já ter partilhado uma semana de formação presencial com Terry Anderson, nunca teria tido oportunidade de o fazer com todos os dinamizadores reconhecidos deste Mooc, em simultâneo, sem sair de casa e praticamente sem custos ou como é referido na literatura desta área, aprender a qualquer hora, em qualquer lugar e ao meu ritmo. Este Mooc concedeu-me ainda a oportunidade de partilhar informação com indivíduos que têm interesses comuns aos meus de todo mundo.

Termino, referindo que a inovação e a formação são processos intrínsecos, num percurso educativo, que podem conduzir a uma concepção cultural e construtivista, mas ao mesmo tempo colaborativa, através da qual os professores desenham o seu processo de desenvolvimento como resposta aos dilemas e problemas que a mudança de práticas lhes vem colocando e onde há cada vez menos espaço para (con)formações. 

Referências Bibliográficas

Canário, R. (1999). Educação de Adultos: Um Campo, uma Problemática. Educa: Lisboa.
Dias, P. (2001). Comunidades de aprendizagem na Web. In Novas Tecnologias na Educação. Revista Inovação (Vol. 14, Nº3). Lisboa: IIE.