quinta-feira, 20 de dezembro de 2012
sexta-feira, 14 de dezembro de 2012
1º seminário: Professores bibliotecários do Montijo
Escola versus Conhecimento, construindo a biblioteca escolar do futuro.
A Bibliotecas Escolar e a articulação com sala de aula foi o painel no qual participei neste seminário com o título "(Re)organizar uma escola em função das novas instalações/condições.
A Bibliotecas Escolar e a articulação com sala de aula foi o painel no qual participei neste seminário com o título "(Re)organizar uma escola em função das novas instalações/condições.
Etiquetas:
Biblioteca,
Comunicação,
Seminário
Despacho n.º 15971/2012 - da implementação das Metas Curriculares
A aplicação obrigatória das Metas Curriculares concretiza-se segundo o calendário(vide imagem)
Lendo assim na diagonal mais este despacho podemos observar que refere que … nas TIC 7º e 8º ano as metas só têm aplicação obrigatória no ano letivo 2014/2015. Ora, como não há programa em vigor podemos inferir que neste e no próximo ano letivo podemos fazer o que quisermos não temos que atingir as metas. Se fosse liberdade pedagógica agradava-me imenso, mas parece-me mais um vazio legal…
quinta-feira, 6 de dezembro de 2012
Normativo que regulamenta a avaliação e certificação dos conhecimentos adquiridos e das capacidades desenvolvidas pelos alunos do ensino básico
Despacho Normativo que regulamenta a avaliação e certificação dos conhecimentos adquiridos e das capacidades desenvolvidas pelos alunos do ensino básico.
A disciplina TIC vem referenciada no Art.º 8, ponto 11, alíneas a) e b).
11 — Nos 7.º e 8.º ano s de escolaridade, a avaliação sumativa interna das disciplinas de Tecnologias da Informação e Comunicação e da disciplina de Oferta de Escola, caso sejam organizadas em regime semestral, processa-se do seguinte modo:
a) Para a atribuição das classificações, o conselho de turma reúne no final do 1.º semestre e no final do 3.º período;
b) A classificação atribuída no 1.º semestre fica registada em ata e, à semelhança das classificações das outras disciplinas, está sujeita a aprovação do conselho de turma de avaliação no final do 3.º período.
terça-feira, 4 de dezembro de 2012
Escola versus conhecimento, Construindo a Biblioteca Escolar do Futuro
Vai realizar-se no dia 11 de dezembro, no Montijo o 1º Seminário - Professores Bibliotecários: Escola versus Conhecimento, Construindo a Biblioteca Escolar do Futuro.
Mais uma pérola para o meu fio de pérolas, neste caso o desafio é grande, mais um.
1ºPainel
As Bibliotecas Escolares e a Articulação c/ sala de aula
Prof.ª Fernanda Ledesma – Esc. Sec. D. João II (Setúbal)
Mestre Florinda Pacheco (Agrup. Esc. Joaquim Inácio da Cruz Cabral)
Moderadora: Dra. Marta Alves (Centro de Formação de Professores de Montijo/Alcochete)
Programa completo
Etiquetas:
Apresentação,
Biblioteca,
Comunicação,
Conferência,
Seminário
sábado, 1 de dezembro de 2012
Timeline Creation Tools (Linhas de tempo/Friso Cronológico)
As “Timelines” ou linhas cronológicas têm como finalidade representar
visualmente, de forma agradável, datas sobre determinado tema e a ordem dos
acontecimentos históricos, principalmente descrevendo e agrupando numa
sequência lógica.
Da lista de aplicações que se segue já experimentei a Preceden e a TiKiToki.
Make a Timeline at Preceden.com
Existe uma série de aplicações gratuitas e intuitivas na
Internet que podem ser integradas em inúmeras atividades pedagógicas em
contexto educativo.
Uma limitação identificada, segundo os docentes de história
é o facto da marcação de acontecimento exigir
a data completa dia/mês/ano, qualquer que seja o formato ou a ordem, pois são
inúmeros os acontecimentos históricos que não se conhece o dia.
Da lista de aplicações que se segue já experimentei a Preceden e a TiKiToki.
- Capzles
- Dipity
- MomentGarden
- OurStory
- ReadWrite Think
- TimeGlider
- Xtimeline
- TimeToast
- TikiToki - A minha experiência no TikiToki
- Preceden - A minha experiência no Preceden "Eu e as TIC" pode ser acedido em baixo.
Make a Timeline at Preceden.com
segunda-feira, 12 de novembro de 2012
Ebook Tem a Palavra a Poesia
Ebooks elaborados com atividades desenvolvidas pelos alunos
sexta-feira, 9 de novembro de 2012
Boa Prática Apresentada no Seminário G550 2.0
Miscelânea de Desafios nas TIC no Curso profissional de Turismo
Autor: Fernanda Ledesma - Escola Secundária de D. João II - Setúbal
Cargos Pedagógicos: Professora Bibliotecária
Leciona: Tecnologias de Informação e Comunicação
Breve descrição: Esta prática é o resultado de uma mistura de inúmeros desafios na disciplina de TIC com alunos do Curso Profissional de Turismo.
O desafio de planear para o mobileLearning(mlearning) tendo como suporte as redes sociais, de modo a conseguir cumprir as unidades de ensino e aprendizagem previstas e fomentando a articulação de várias disciplinas. Serão apresentadas algumas formas de resposta ao desafio, por exemplo que metodologias foram selecionadas, que aplicações foram utilizadas e os produtos e resultados obtidos.
Apresentação:
Etiquetas:
alunos,
Apresentação,
Comunicação,
Conferência,
Seminário,
TIC
Moderação do Painel I: Desenvolvimento profissional do docente
No SEMINÁRIO G550 2.0: Partilha de boas práticas e
experiências em Informática Educacional tive o privilégio de moderar o Painel
I: Desenvolvimento profissional do docente, que incluí os seguintes conferencistas:
- José Duarte - Escola Superior de Educação de Setúbal –
- José Lagarto - Universidade Católica Portuguesa
Apresentação – Desenvolvimento Profissional do Docente
da qual saliento este diapositivo.
- Óscar Santos - Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage
Moderação: Fernanda Ledesma
Alguns minutos depois da partilha das primeiras fotografias o facebook estava assim.
Etiquetas:
Conferência,
Informática,
Moderação,
Seminário,
TIC
Chegou o dia 9 de novembro, 1º dia do SEMINÁRIO G550 2.0
Chegou o dia 9 de novembro, 1º dia do SEMINÁRIO G550
2.0: Partilha de boas práticas e experiências em Informática Educacional, pela
manhã, bem cedinho tratam-se os últimos detalhes.
Após a mesa de abertura, pelas 9.30 foi a minha vez, pois
estava-me atribuído o papel de apresentar o programa e a metodologia de
desenvolvimento do encontro, como se pode verificar neste documento que foi
incluído nas pastas dos participantes e conferencistas convidados.
Programa: 9
de novembro – sexta-feira (manhã)
9.30h Apresentação
do programa e metodologia do desenvolvimento do encontro
- Fernanda
Ledesma - Escola Secundária de D. João II
Antes mesmo de iniciar a apresentação fiz um dinâmica de
quebra-gelo.
Para apresentar o programa, a metodologia e a forma de
avaliação do curso utilizei a apresentação em baixo.
Etiquetas:
Conferência,
Informática,
Seminário,
TIC
domingo, 4 de novembro de 2012
A 5 dias do seminário G550 2.0
Ai, nervoso miudinho para que te quero...
Estamos a 5 dias da realização do Seminário G550 2.0 projeto criado por equipa de professores do grupo 550, da qual faço parte. Todos os preparativos decorrem em ritmo acelerado. Fazem-se reuniões, para afinar detalhes; Alinham-se mesas, cadeiras, lanches, papelada e tal… mas é de pessoas que se fazem os momentos e o Seminário G550 2.0 - Partilha de Boas Práticas e Experiências em Informática Educacional, para além da equipa organizadora, contamos com uma grande equipa de professores, alunos, conferencistas, moderadores e dinamizadores dos workshops.
Alguma dúvida consulte o website http://seminariog550.webs.com/.
Etiquetas:
Apresentação,
Informática,
Seminário
WolframAlpha: Análise da atividade nas redes sociais
Tenho dedicado algum tempo às redes sociais e experimento aplicações que permitem a análise de interações e atividade nas mesmas.
Hoje, testei a aplicação wolframalpha para analisar os dados do meu perfil do facebook e obtive os resultados dos gráficos que partilho a seguir.
Os gráficos baseiam-se numa análise dos posts desde novembro de 2010 até à data (novembro de 2012) – espaço temporal de 2 anos, em 1397 das atividades que publiquei no mural do facebook.
Surgem quase todos os meses, em primeiro lugar, a partilha de links e depois fotografias. Uma conclusão que retiro dos gráficos e da qual não fazia a menor ideia - os meses em que publiquei mais no facebook tanto no ano de 2011, como em 2012 foram setembro e outubro.
As palavras mais utilizadas não me surpreendem: biblioteca, professor, escola, seminário, práticas, experiências, learning, informação, partilha, formação...
As minhas ligações no facebook distribuem-se, ainda que de forma pouco proporcional por 4 continentes.
A aplicação permite outras análises, como a análise das amizades por género, religião, estado civil e outros.
Etiquetas:
Análise,
aplicações,
Redes Sociais
Subscrever:
Mensagens (Atom)











