sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

1º seminário: Professores bibliotecários do Montijo

Escola versus Conhecimento, construindo a biblioteca escolar do futuro.

A Bibliotecas Escolar e a articulação com sala de aula foi o painel no qual participei neste seminário com o título "(Re)organizar uma escola em função das novas instalações/condições.



No dia em soube ser sucessora de um projeto de biblioteca do Prof. Dr. Calixto uma herança pesada da qual só posso cuidar bem.



Despacho n.º 15971/2012 - da implementação das Metas Curriculares



O presente diploma define o calendário da implementação das Metas Curriculares das áreas disciplinares.

A aplicação obrigatória das Metas Curriculares concretiza-se segundo o calendário(vide imagem)

Lendo assim na diagonal mais este despacho podemos observar que refere que … nas TIC 7º e 8º ano as metas só têm aplicação obrigatória no ano letivo 2014/2015. Ora, como não há programa em vigor podemos inferir que neste e no próximo ano letivo podemos fazer o que quisermos não temos que atingir as metas. Se fosse liberdade pedagógica agradava-me imenso, mas parece-me mais um vazio legal

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Normativo que regulamenta a avaliação e certificação dos conhecimentos adquiridos e das capacidades desenvolvidas pelos alunos do ensino básico


Despacho Normativo que regulamenta a avaliação e certificação dos conhecimentos adquiridos e das capacidades desenvolvidas pelos alunos do ensino básico.
A disciplina TIC vem referenciada no Art.º 8, ponto 11, alíneas a) e b).



11 — Nos 7.º e 8.º ano s de escolaridade, a avaliação sumativa interna das disciplinas de Tecnologias da Informação e Comunicação e da disciplina de Oferta de Escola, caso sejam organizadas em regime semestral, processa-se do seguinte modo:
a) Para a atribuição das classificações, o conselho de turma reúne no final do 1.º semestre e no final do 3.º período;
b) A classificação atribuída no 1.º semestre fica registada em ata e, à semelhança das classificações das outras disciplinas, está sujeita a aprovação do conselho de turma de avaliação no final do 3.º período.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Escola versus conhecimento, Construindo a Biblioteca Escolar do Futuro

Vai realizar-se no dia 11 de dezembro, no Montijo o 1º Seminário - Professores Bibliotecários: Escola versus Conhecimento, Construindo a Biblioteca Escolar do Futuro.




Mais uma pérola para o meu fio de pérolas, neste caso o desafio é grande, mais um.
1ºPainel
As Bibliotecas Escolares e a Articulação c/ sala de aula 
Prof.ª Fernanda Ledesma – Esc. Sec. D. João II (Setúbal)
Mestre Florinda Pacheco (Agrup. Esc. Joaquim Inácio da Cruz Cabral)
Moderadora: Dra. Marta Alves (Centro de Formação de Professores de Montijo/Alcochete)

Programa completo 

sábado, 1 de dezembro de 2012

Timeline Creation Tools (Linhas de tempo/Friso Cronológico)

As “Timelines” ou linhas cronológicas têm como finalidade representar visualmente, de forma agradável, datas sobre determinado tema e a ordem dos acontecimentos históricos, principalmente descrevendo e agrupando numa sequência lógica.


Existe uma série de aplicações gratuitas e intuitivas na Internet que podem ser integradas em inúmeras atividades pedagógicas em contexto educativo.

Uma limitação identificada, segundo os docentes de história é o facto da marcação  de acontecimento exigir a data completa dia/mês/ano, qualquer que seja o formato ou a ordem, pois são inúmeros os acontecimentos históricos  que não se conhece o dia.

Da lista de aplicações que se segue já experimentei a Preceden e a TiKiToki.




Make a Timeline at Preceden.com

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Ebook Tem a Palavra a Poesia

Ebooks elaborados com atividades desenvolvidas pelos alunos

Tem a palavra a poesia


sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Boa Prática Apresentada no Seminário G550 2.0

Miscelânea de Desafios nas TIC no Curso profissional de Turismo

Autor: Fernanda Ledesma - Escola Secundária de D. João II - Setúbal
Cargos Pedagógicos: Professora Bibliotecária
Leciona: Tecnologias de Informação e Comunicação

Breve descrição: Esta prática é o resultado de uma mistura de inúmeros desafios na disciplina de TIC com alunos do Curso Profissional de Turismo.
O desafio de planear para o mobileLearning(mlearning) tendo como suporte as redes sociais, de modo a conseguir cumprir as unidades de ensino e aprendizagem previstas e fomentando a articulação de várias disciplinas. Serão apresentadas algumas formas de resposta ao desafio, por exemplo que metodologias foram selecionadas, que aplicações foram utilizadas e os produtos e resultados obtidos.

Apresentação: 

Moderação do Painel I: Desenvolvimento profissional do docente


No SEMINÁRIO G550 2.0: Partilha de boas práticas e experiências em Informática Educacional tive o privilégio de moderar o Painel I: Desenvolvimento profissional do docente, que incluí os seguintes  conferencistas:
- José Duarte - Escola Superior de Educação de Setúbal –
- José Lagarto - Universidade Católica Portuguesa
da qual saliento este diapositivo.


- Óscar Santos - Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage
Moderação: Fernanda Ledesma


Alguns minutos depois da partilha das primeiras fotografias o facebook estava assim.

Chegou o dia 9 de novembro, 1º dia do SEMINÁRIO G550 2.0


Chegou o dia 9 de novembro, 1º dia do SEMINÁRIO G550 2.0: Partilha de boas práticas e experiências em Informática Educacional, pela manhã, bem cedinho tratam-se os últimos detalhes.

Após a mesa de abertura, pelas 9.30 foi a minha vez, pois estava-me atribuído o papel de apresentar o programa e a metodologia de desenvolvimento do encontro, como se pode verificar neste documento que foi incluído nas pastas dos participantes e conferencistas convidados.

Programa: 9 de novembro – sexta-feira (manhã)
9.30h Apresentação do programa e metodologia do desenvolvimento do encontro
- Fernanda Ledesma - Escola Secundária de D. João II
Antes mesmo de iniciar a apresentação fiz um dinâmica de quebra-gelo.
Para apresentar o programa, a metodologia e a forma de avaliação do curso utilizei a apresentação em baixo.


domingo, 4 de novembro de 2012

A 5 dias do seminário G550 2.0

Ai, nervoso miudinho para que te quero...

Estamos a 5 dias da realização do Seminário G550 2.0 projeto criado por equipa de professores do grupo 550, da qual faço parte. Todos os preparativos decorrem em ritmo acelerado. Fazem-se reuniões, para afinar detalhes; Alinham-se mesas, cadeiras, lanches, papelada e tal… mas é de pessoas que se fazem os momentos e o Seminário G550 2.0 - Partilha de Boas Práticas e Experiências em Informática Educacional, para além da equipa organizadora, contamos com uma grande equipa de professores, alunos, conferencistas, moderadores e dinamizadores dos workshops.

Alguma dúvida consulte o website http://seminariog550.webs.com/.

O ano passado foi assim, ficaram sementes para continuar...  


WolframAlpha: Análise da atividade nas redes sociais

Tenho dedicado algum tempo às redes sociais e experimento aplicações que permitem a análise de interações e atividade nas mesmas. 
Hoje, testei a aplicação wolframalpha para analisar os dados do meu perfil do facebook e obtive os resultados dos gráficos que partilho a seguir.
Os gráficos baseiam-se numa análise dos posts desde novembro de 2010 até à data (novembro de 2012) – espaço temporal de 2 anos, em 1397 das atividades que publiquei no mural do facebook.




















Surgem quase todos os meses, em primeiro lugar, a partilha de links e depois fotografias. Uma conclusão que retiro dos gráficos e da qual não  fazia a menor ideia - os meses em que publiquei mais no facebook  tanto no ano de 2011, como em 2012 foram setembro e outubro.  


As palavras mais utilizadas não me surpreendem: biblioteca, professor, escola, seminário, práticas, experiências, learning, informação, partilha, formação...

As minhas ligações no facebook distribuem-se, ainda que de forma pouco proporcional por 4 continentes.
A aplicação permite outras análises, como a análise das amizades por género, religião, estado civil e outros.   

domingo, 28 de outubro de 2012

Curadoria de Conteúdos Digitais

Digital Content Curation - Curadoria de conteúdos digitais é o ato de identificar, selecionar, agregar e partilhar os melhores e mais relevantes conteúdos on-line de um determinado tema/área, tais como posts, fotografias, vídeos, ferramentas, tweets ou qualquer outro sobre um tema específico para corresponder às necessidades de um público também específico.
Existem para isso várias ferramentas que nos permitem  arrumar páginas de internet por tópicos ou temas como se estivesse a organizar um dossier.

Alguns artigos no blogue sobre curadoria/agregação de conteúdos
LiveBinders - Mais um agregador de conteúdos

As ferramentas que uso para  curadoria de conteúdos digitais são as seguintes: