Piotr Peszko elearning szkolenia i nowoczesna edukacja: Moodle is 10 years old - Infographic: Download original image 10 things about Moodle The 1st Moodle Research Conference is taking place at Heraklion, Crete on the 14-15 ...
quarta-feira, 22 de agosto de 2012
Moodle is 10 years old - Infographic
sexta-feira, 17 de agosto de 2012
Ver movimentos :: "A Informática na evolução do país" :: Governo de Portugal
Apoie o Movimento "A Informática na evolução do país"
Milhares de vagas no sector da informática estão por preencher,por falta de candidatos,em Portugal e em quase todo o mundo.Urge repensar o ensino desta área!
Os alunos acabam o ensino secundário sem aprender conceitos básicos de programação ou de redes de computadores, sendo analfabetos funcionais ao nível das tecnologias.Não basta aumentar as vagas no ensino superior!Estamos a desperdiçar oportunidades!
Ver movimentos :: O Meu Movimento :: Governo de Portugal
quinta-feira, 16 de agosto de 2012
8 Excellent Free Timeline Creation Tools for Teachers
8 aplicações gratuitas para fazer timelines que podem ser usadas em contexto educativo
Destas que são referidas no artigo só experimentei a TiKiToki para fazermos uma timeline no Phd sobre a Grounded Theory.
http://www.tiki-toki.com/timeline/entry/47560/Grounded-Theory/#!date=1967-01-01_12:15:01!
Costumo usar a aplicação precedem
http://www.preceden.com/timelines/5447-eu-e-as-tic/
Destas que são referidas no artigo só experimentei a TiKiToki para fazermos uma timeline no Phd sobre a Grounded Theory.
http://www.tiki-toki.com/timeline/entry/47560/Grounded-Theory/#!date=1967-01-01_12:15:01!
Costumo usar a aplicação precedem
http://www.preceden.com/timelines/5447-eu-e-as-tic/
Etiquetas:
aplicações,
ferramentas,
timeline
segunda-feira, 6 de agosto de 2012
domingo, 5 de agosto de 2012
Publicadas Metas Curriculares para a Disciplina de TIC
Foram publicadas as Metas Curriculares para a Disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação para o 7º e 8º ano respetivamente.
Documento - Metas Curriculares para as TIC
Pode ainda também consultar o
e o artigo Artigo 35.º Disposição transitória
Documento - Metas Curriculares para as TIC
Pode ainda também consultar o
de salientar o Artigo 11.º - Tecnologias de informação e comunicação e oferta de escola
1 — A disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação inicia -se no 7.º ano de escolaridade, garantindo aos alunos mais jovens uma utilização segura e adequada dos recursos digitais e proporcionando condições para um acesso universal à informação, funcionando sequencialmente nos 7.º e 8.º anos, semestral ou anualmente, em articulação com uma disciplina criada pela escola, designada por oferta de escola.
2 — Nos 7.º e 8.º anos de escolaridade, a matriz integra uma disciplina de oferta de escola na área artística ou tecnológica, de acordo com a sua especificidade e no âmbito do seu projeto educativo.
e o artigo Artigo 35.º Disposição transitória
1 — No ano letivo de 2012 -2013, no 9.º ano de escolaridade, a disciplina de Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação mantém -se com um tempo mínimo de 90 minutos semanais.
Evolução dos docentes do grupo 550 - Informática
O quadro que se segue refere-se à evolução dos docentes do grupo de informática no continente, pois a Ilha da Madeira e Açores têm concursos autónomos.
Os dados disponíveis permitem-nos ver a evolução dos docentes do grupo de Informática desde 2003 no Ensino Público em Portugal.
***Os cursos
profissionais iniciaram o crescimento nas escolas secundárias públicas em 2006
em detrimento dos técnológicos.
11/12 – sem dados
Como podemos verificar desde 2006 que o grupo cresceu bastante, inferimos que deverá ter sido devido à abertura e crescimento de Cursos Profissionais e Cursos de Educação e Formação(CEFs) e também os Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFAs) nesta área.
Em 2011/2012 praticamente não foram colocados docentes sem profissionalização e o nº de docentes contratados diminuiu bastante pelo que os valores deverão ser bastante inferiores ao ano letivo 2010/2011.
Em 2011/2012 praticamente não foram colocados docentes sem profissionalização e o nº de docentes contratados diminuiu bastante pelo que os valores deverão ser bastante inferiores ao ano letivo 2010/2011.
quinta-feira, 26 de julho de 2012
Infografia do meu perfil do Facebook
A propósito das Redes Sociais, aqui há dias fiz uma infografia do meu FaceBook, descobri então o monstrinho que há em mim.
Diz a infografia que sou Portuguesa e atribui-me uma cauda de peixe, pois deve ser pelo signo.
Analisa o meu perfil assim:
Atribui-me como um ponto forte os Likes que recebo.
Sou uma implacável máquina a fazer amigos, pois tenho mais de 800.
A maioria dos meus amigos estão em Portugal sendo 553 do sexo feminino e 538 do sexo masculino, bom equilibrio.
Tenho uma média de 3,2 likes por mensagem e uma média 1,9 comentário por post , muito bom, com tanto post que partilho.
É assim podem experimentar em visual.ly
![]() |
| Infográfico |
sábado, 21 de julho de 2012
Parecer sobre Metas Curriculares para a disciplina de TIC
No dia 4 de julho de 2012 reuniram os professores do grupo
disciplinar de Informática (550) dos estabelecimentos de ensino dos concelhos
de Setúbal, Sesimbra e Palmela, na Escola Secundária D. João II, numa sessão organizada pelo Centro de Formação
da Ordem de Santiago, com o objetivo de analisar e refletir sobre as Metas Curriculares para a Disciplina de TIC no 7º e 8º anos, apresentadas pelo
Ministério da Educação e Ciência no dia 28 de junho.
A sessão teve a seguinte ordem de trabalhos:
1. Apresentação das metas curriculares para a
disciplina de TIC do 7º e 8º anos - Rui Nascimento;
2. Dinâmica de grupos- Os grupos discutiram e refletiram sobre o documento, propondo alterações, eliminações ou agregações.
3. Apresentação das conclusões pelo porta voz de cada grupo - dinâmica conduzida por Fernanda Ledesma.
Os docentes concordaram que a informação, a produção, a
comunicação e a colaboração são os domínios essenciais de conhecimento para a
disciplina de TIC, bem como, que o domínio da segurança seja abordado
transversalmente.
O grupo de docentes subscritores deste documento é de
opinião, que para as metas serem abordadas convenientemente e de forma mais ou
menos aprofundada, que permitisse conduzir à consolidação efetiva das
aprendizagens era necessário mais tempo, do que aquele que está previsto no
Decreto-Lei n.º 139/2012 de 5 de julho. A título de exemplo, acrescentar o
mesmo tempo que está atribuído ao 7º e 8º ano, também no 9º ano ou seja o
equivalente a mais um semestre.
O documento completo pode consultado aqui!
sábado, 7 de julho de 2012
VII Encontro “A escola no mundo e o mundo na escola” – Workschop:Recursos TIC TAC na Educação para a Cidadania Global.
Realizou-se o VII Encontro “A escola no mundo e o mundo na
escola” Educação para a Cidadania Global nas escolas: porquê e como? organizado
pelas ONG’s Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral
(CIDAC) e Fundação
Gonçalo da Silveira (FGS)
Sábado, 7 de Julho de 2012, entre as 9h30 e as 17h30, na Fundação Cidade de
Lisboa (Campo Grande, Lisboa).
Durante a tarde decorreram quatro workshops, entre eles o Workschop:Recursos
TIC TAC na Educação para a Cidadania Global, dinamizado por Fernanda Ledesma e
Graciema Gonçalves que integram a equipa pedagógica TIC (Tecnologias da
Informação e da Comunicação) – TAC (Tecnologias da Aprendizagem e do
Conhecimento).
O Workshop baseou-se na exploração dos Recursos Educativos Digitais “Transformando Mundos” e “Missão Enigmax - Porque emigram as pessoas? (ainda em desenvolvimento)”
A sessão teve início com uma breve apresentação do grupo de
trabalho e dos dois recursos educativos.
Após a apresentação os participantes organizaram-se em três
grupos de trabalhor por nível escolaridade que leccionam, no caso dos
educadores e professores e nível etátio com o qual trabalham no caso dos
técnicos de ONGs e psicologos presentes.
Exploraram os respetivos recursos com
vista ao preenchimento de uma grelha previamente elaborada que permitia a
análise dos recursos, proposta de melhoria e de divulgação.
No final cada grupo apresentou os resultados da reflexão em
torno dos recursos educativos digitais.
Etiquetas:
Recursos Educativos Digitais,
TIC,
Workshop
Local:
Lisboa, Portugal
sexta-feira, 25 de maio de 2012
FotoLivro “Que bem se está em Setúbal”
Apresentação do FotoLivro “Que bem se está em Setúbal” é um projecto nascido de uma colecção de fotografias que reflectem um filosofia de divulgação turística assente na partilha de formas de estar, viver e acolher em que as paisagens monumentais e naturais enquadram os elementos do quotidiano de quem vive num paraíso que não é um resort turístico porque construído de convivialidade, afectos, rotinas e surpresas.
Escolhidas as fotos ilustrativas de um possível passeio de nascente para poente, ao longo de um dia, nasceram os textos, em nove línguas, muitas das quais faladas pelos alunos de uma escola multicultural como é a Secundária D. João II.
No dia 25 de maio pelas 18.30h
mais uma relíquia editada das qual sou uma das co-autoras.
segunda-feira, 14 de maio de 2012
Relato - Controvérsia "Redes sociais e educação" do Seminário em Educação a Distância
Realizou-se no dia 12 de maio um dos Seminários em Educação
a Distância organizados pela Universidade Aberta - O Futuro da Educação.
Este seminário incluia o painel - Controvérsia "Redes
sociais e educação" tendo como comentadores o Nelson Jorge e o Hugo
Almeida, como moderadora a profª Teresa Cardoso e como relatora a Fernanda
Ledesma, moi meme.
Cabia-me, então fazer o relato/resumo da sessão e o que me saiu fou o seguinte…
A sessão iniciou com o
Nelson que para preparar a controvérsia ousou
twittar com 3 especialistas de gabarito internacional como Tony Bates,
Stephen Downes e Morten Paulsen de modo a obter algumas respostas sobre o tema
em debate.
Todos eles de uma forma ou de outra defendem a utilização da
web na educação aberta e transparente...
Apresentou-nos ainda duas vias de utilização das redes
sociais e dos LMS (Learning Management Systems) traduzindo Sistemas de Gestão
de Aprendizagem.
A 1ª LMS + REDES SOCIAIS (separadas) utilizadas
separadamente, servindo como complemento ou então LMS nas instituições
educativas e as redes sociais no campo informal.
Ou então vamos no sentido da segunda via …
2ª LMS + REDES SOCIAIS (juntos) - as plataforma de
gestão de aprendizagem já incluírem a componente social.
Questionou ainda se o professor deve ter uma conta do professor pessoal/conta do professor profissional.
Salientou se devemos manter as plataformas das escolas,
restritas às comunidades educativas
ou então,
deixamo-las distribuir na rede - abertas /
transparentes como defendem os especialistas.
Durante o debate foi referido em várias intervenções que os
LMS estão a evoluir - começam levantar-se questões na monitorização da
atividade do aluno e do professor na utilização dos LMS nas Universidades.
O Hugo Almeida que gosta de controvérsias apontou-nos 3
caminhos
1ª A caminho da web 3.0.
Estamos a caminho da web 3.0, e ainda não pensamos
muito bem nisso, a web semântica que nos dá respostas agregando
informação de vários sítios na web, podemos falar então, de agregadores
de conteúdos e de curadoria que está já bastante presente na web.
2ª Social Gaming
Um conceito novo e citou como exemplo a CodAcademy, podemos
acrescentar os Mooc, ou seja são desafios que são abertos e gratuitos com
os quais a educação a distância se confronta, sendo que por vezes estas situações
não formais são mais desafiadoras que as situações formais.
3ª Social Media Intelligence
Técnicas de recolhas de dados avançadas… e o desafio é se as
Instituições de ensino superior não deveriam utilizar estas técnicas, para
conhecer melhor os seus alunos, para os compreender, para os analisar.
O Hugo trouxe-nos uma expressão muito interessante "É
preciso ESCUTAR NA WEB" já conhecia a expressão a "Arte da
escutatória" de Rubem Alves, mas hoje aprendi com o Hugo que é preciso
escutar na Web, por isso de vez em quando vamos ver,
observar, analisar o que se passa à nossa volta.
Do debate saliento a intervenção da professora Alda que levanta a questão sobre o campo da
investigação - Como manter a privacidade do público-alvo numa investigação
.... qual o lugar da ética, neste modo de atuação?
Como sabem os utilizadores se estão a ser observados? Ou se
o que fazem está a ser guardado/recolhido ou vai ser restrito apenas ao âmbito
da investigação... quando falamos em criação de uma base de dados de
conhecimento.
As Regras - regulamentar a utilização da web social surgem frequentemente na discussão, será que fazem sentido?
Foi ainda abordada a questão da necessidade de informação de
- saber mais sobre estes mundos - ou seja educar para este modo de ser e
estar na rede.
Em toda a discussão é transversal a privacidade... a
controvérsia entre o EU na rede/ o profissional na REDE.
Etiquetas:
Moderação,
Redes Sociais,
Seminário
domingo, 6 de maio de 2012
UAB promove ciclo de Seminários em Educação a Distância
Universidade Aberta promove ciclo de Seminários em Educação a Distância
Dia 5 e 12 de Maio e 20 de Junho de 2012
Mais informações aqui!
http://lead.uab.pt/wp-content/uploads/2012/04/Ciclo-de-Semin%C3%A1rios-em-Educa%C3%A7%C3%A3o-a-Dist%C3%A2ncia-e-eLearning-Programa-Online.pdf
Dia 5 e 12 de Maio e 20 de Junho de 2012
Mais informações aqui!
http://lead.uab.pt/wp-content/uploads/2012/04/Ciclo-de-Semin%C3%A1rios-em-Educa%C3%A7%C3%A3o-a-Dist%C3%A2ncia-e-eLearning-Programa-Online.pdf
Etiquetas:
Aprendizagem,
Conferência,
e.learning EaD,
Encontro,
Redes
Subscrever:
Mensagens (Atom)







