sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Ver movimentos :: "A Informática na evolução do país" :: Governo de Portugal


Apoie o Movimento "A Informática na evolução do país"
Milhares de vagas no sector da informática estão por preencher,por falta de candidatos,em Portugal e em quase todo o mundo.Urge repensar o ensino desta área!
Os alunos acabam o ensino secundário sem aprender conceitos básicos de programação ou de redes de computadores, sendo analfabetos funcionais ao nível das tecnologias.Não basta aumentar as vagas no ensino superior!Estamos a desperdiçar oportunidades!


Ver movimentos :: O Meu Movimento :: Governo de Portugal

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

8 Excellent Free Timeline Creation Tools for Teachers

8 aplicações gratuitas para fazer timelines que podem ser usadas em contexto educativo

Destas que são referidas no artigo só experimentei a TiKiToki para fazermos uma timeline no Phd sobre a Grounded Theory.
http://www.tiki-toki.com/timeline/entry/47560/Grounded-Theory/#!date=1967-01-01_12:15:01!
Costumo usar a aplicação precedem
http://www.preceden.com/timelines/5447-eu-e-as-tic/


domingo, 5 de agosto de 2012

Publicadas Metas Curriculares para a Disciplina de TIC

Foram publicadas as Metas Curriculares para a Disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação  para o 7º e 8º ano respetivamente.

Documento - Metas Curriculares para as TIC



Pode ainda também consultar o


de salientar o Artigo 11.º - Tecnologias de informação e comunicação e oferta de escola

1 — A disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação inicia -se no 7.º ano de escolaridade, garantindo aos alunos mais jovens uma utilização segura e adequada dos recursos digitais e proporcionando condições para um acesso universal à informação, funcionando sequencialmente nos 7.º e 8.º anos, semestral ou anualmente, em articulação com uma disciplina criada pela escola, designada por oferta de escola.
2 — Nos 7.º e 8.º anos de escolaridade, a matriz integra uma disciplina de oferta de escola na área artística ou tecnológica, de acordo com a sua especificidade e no âmbito do seu projeto educativo.

e o artigo Artigo 35.º  Disposição transitória
1 — No ano letivo de 2012 -2013, no 9.º ano de escolaridade, a disciplina de Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação mantém -se com um tempo mínimo de 90 minutos semanais.

Evolução dos docentes do grupo 550 - Informática

O quadro que se segue refere-se à evolução dos docentes do grupo de informática no continente, pois a Ilha da Madeira e Açores têm concursos autónomos. 
Os dados disponíveis permitem-nos ver a evolução dos docentes do grupo de Informática desde 2003 no Ensino Público em Portugal.  
***Os cursos profissionais iniciaram o crescimento nas escolas secundárias públicas em 2006 em detrimento dos técnológicos.
11/12 – sem dados

Como podemos verificar desde 2006 que o grupo cresceu bastante, inferimos que deverá ter sido devido à abertura e crescimento de Cursos Profissionais e Cursos de Educação e Formação(CEFs) e também os Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFAs) nesta área.
Em 2011/2012 praticamente não foram colocados docentes sem profissionalização e o nº de docentes contratados diminuiu bastante pelo que os valores deverão ser bastante inferiores ao ano letivo 2010/2011.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Infografia do meu perfil do Facebook

A propósito das Redes Sociais, aqui há dias fiz uma infografia do meu FaceBook, descobri então o monstrinho que há em mim.
Diz  a infografia que sou Portuguesa e atribui-me uma cauda de peixe, pois deve ser pelo signo.
Analisa o meu perfil assim:
Atribui-me como um ponto forte os Likes que recebo.
Sou uma implacável máquina a fazer amigos, pois tenho mais de 800.
A maioria dos meus amigos estão em Portugal  sendo 553 do sexo feminino e  538 do sexo masculino, bom equilibrio.
Tenho uma média de 3,2 likes por mensagem e uma média 1,9 comentário por post , muito bom, com tanto post que partilho.
É assim podem experimentar em  visual.ly


Infográfico




sábado, 21 de julho de 2012

Parecer sobre Metas Curriculares para a disciplina de TIC


No dia 4 de julho de 2012 reuniram os professores do grupo disciplinar de Informática (550) dos estabelecimentos de ensino dos concelhos de Setúbal, Sesimbra e Palmela, na Escola Secundária D. João II, numa sessão organizada pelo Centro de Formação da Ordem de Santiago, com o objetivo de analisar e refletir sobre as Metas Curriculares para a Disciplina de TIC no 7º e 8º anos, apresentadas pelo Ministério da Educação e Ciência no dia 28 de junho.

A sessão teve a seguinte ordem de trabalhos:

1. Apresentação das metas curriculares para a disciplina de TIC do 7º e 8º anos - Rui Nascimento;

2. Dinâmica de grupos- Os grupos discutiram e refletiram sobre o documento, propondo alterações, eliminações ou agregações.




3. Apresentação das conclusões pelo porta voz de cada grupo - dinâmica conduzida por Fernanda Ledesma.



Os docentes concordaram que a informação, a produção, a comunicação e a colaboração são os domínios essenciais de conhecimento para a disciplina de TIC, bem como, que o domínio da segurança seja abordado transversalmente.

O grupo de docentes subscritores deste documento é de opinião, que para as metas serem abordadas convenientemente e de forma mais ou menos aprofundada, que permitisse conduzir à consolidação efetiva das aprendizagens era necessário mais tempo, do que aquele que está previsto no Decreto-Lei n.º 139/2012 de 5 de julho. A título de exemplo, acrescentar o mesmo tempo que está atribuído ao 7º e 8º ano, também no 9º ano ou seja o equivalente a mais um semestre.

O documento completo pode consultado aqui!

sábado, 7 de julho de 2012

VII Encontro “A escola no mundo e o mundo na escola” – Workschop:Recursos TIC TAC na Educação para a Cidadania Global.


Realizou-se o VII Encontro “A escola no mundo e o mundo na escola” Educação para a Cidadania Global nas escolas: porquê e como? organizado pelas ONG’s  Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral (CIDAC) e Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) Sábado, 7 de Julho de 2012, entre as 9h30 e as 17h30, na Fundação Cidade de Lisboa (Campo Grande, Lisboa).


Durante a tarde decorreram quatro workshops, entre eles o Workschop:Recursos TIC TAC na Educação para a Cidadania Global, dinamizado por Fernanda Ledesma e Graciema Gonçalves que integram a equipa pedagógica TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação) – TAC (Tecnologias da Aprendizagem e do Conhecimento).


O Workshop baseou-se na exploração dos Recursos Educativos Digitais “Transformando Mundos” e “Missão Enigmax - Porque emigram as pessoas? (ainda em desenvolvimento)”


A sessão teve início com uma breve apresentação do grupo de trabalho e dos dois recursos educativos.



Após a apresentação os participantes organizaram-se em três grupos de trabalhor por nível escolaridade que leccionam, no caso dos educadores e professores e nível etátio com o qual trabalham no caso dos técnicos de ONGs e psicologos presentes. 








Exploraram os respetivos recursos com vista ao preenchimento de uma grelha previamente elaborada que permitia a análise dos recursos, proposta de melhoria e de divulgação.

No final cada grupo apresentou os resultados da reflexão em torno dos recursos educativos digitais. 

sexta-feira, 25 de maio de 2012

FotoLivro “Que bem se está em Setúbal”


Apresentação do FotoLivro “Que bem se está em Setúbal” é um projecto nascido de uma colecção de fotografias que reflectem um filosofia de divulgação turística assente na partilha de formas de estar, viver e acolher em que as paisagens monumentais e naturais enquadram os elementos do quotidiano de quem vive num paraíso que não é um resort turístico porque construído de convivialidade, afectos, rotinas e surpresas.

Escolhidas as fotos ilustrativas de um possível passeio de nascente para poente, ao longo de um dia, nasceram os textos, em nove línguas, muitas das quais faladas pelos alunos de uma escola multicultural como é a Secundária D. João II.
No dia 25 de maio pelas 18.30h




mais uma relíquia editada das qual sou uma das co-autoras.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Relato - Controvérsia "Redes sociais e educação" do Seminário em Educação a Distância

Realizou-se no dia 12 de maio um dos Seminários em Educação a Distância organizados pela Universidade Aberta - O Futuro da Educação.
Este seminário incluia o painel - Controvérsia "Redes sociais e educação" tendo como comentadores o Nelson Jorge e o Hugo Almeida, como moderadora a profª Teresa Cardoso e como relatora a Fernanda Ledesma, moi meme.

Cabia-me, então fazer o relato/resumo da sessão e o que me saiu fou o seguinte…  

A sessão iniciou com o  Nelson  que para preparar a controvérsia ousou  twittar com 3 especialistas de gabarito internacional como Tony Bates, Stephen Downes e Morten Paulsen de modo a obter algumas respostas sobre o tema em debate.




Todos eles de uma forma ou de outra defendem a utilização da web na educação aberta e  transparente...

Apresentou-nos ainda duas vias de utilização das redes sociais e dos LMS (Learning Management Systems) traduzindo Sistemas de Gestão de Aprendizagem.

A 1ª  LMS + REDES SOCIAIS (separadas) utilizadas separadamente, servindo como complemento ou então LMS nas instituições educativas e as redes sociais no campo informal.

Ou então  vamos no sentido da segunda via …

2ª LMS + REDES SOCIAIS (juntos) - as plataforma de gestão de aprendizagem já incluírem a componente social.

Questionou ainda se o professor deve ter uma conta do professor pessoal/conta do professor profissional

Salientou se devemos manter as plataformas das escolas, restritas às comunidades educativas 
ou então, 
deixamo-las distribuir na rede - abertas  / transparentes como defendem os especialistas.

Durante o debate foi referido em várias intervenções que os LMS estão a evoluir - começam levantar-se questões na monitorização da atividade do aluno e do professor na utilização dos LMS nas Universidades. 

O Hugo Almeida que gosta de controvérsias apontou-nos 3 caminhos

1ª A caminho da web 3.0.
Estamos a caminho da web 3.0,  e ainda não pensamos muito bem nisso, a web semântica que nos dá respostas agregando informação de vários sítios na web, podemos  falar então, de agregadores de conteúdos e de curadoria que está já bastante presente na web.

2ª Social Gaming 
Um conceito novo e citou como exemplo a CodAcademy, podemos acrescentar os Mooc, ou seja  são desafios que são abertos e gratuitos com os quais a educação a distância se  confronta, sendo que por vezes estas situações não formais são mais desafiadoras que as situações formais.

3ª Social Media Intelligence 
Técnicas de recolhas de dados avançadas… e o desafio é se as Instituições de ensino superior não deveriam utilizar estas técnicas, para conhecer melhor os seus alunos, para os compreender, para os analisar. 

O Hugo trouxe-nos uma expressão muito interessante "É preciso ESCUTAR NA WEB" já conhecia a expressão a "Arte da escutatória" de Rubem Alves, mas hoje aprendi com o Hugo que é preciso escutar na Web, por isso de vez em quando vamos ver, observar, analisar o que se passa à nossa volta.

Do debate saliento a intervenção da professora Alda  que levanta a questão sobre o campo da investigação - Como manter a privacidade do público-alvo numa investigação .... qual o lugar da ética, neste modo de atuação?
Como sabem os utilizadores se estão a ser observados? Ou se o que fazem está a ser guardado/recolhido ou vai ser restrito apenas ao âmbito da investigação... quando falamos em criação de uma base de dados de conhecimento.
As Regras - regulamentar a utilização da web social surgem frequentemente na discussão, será que fazem sentido?
Foi ainda abordada a questão da necessidade de informação de - saber mais sobre estes mundos  - ou seja educar para este modo de ser e estar na rede.
Em toda a discussão é transversal a privacidade...  a controvérsia entre o EU na rede/ o profissional na REDE.  

domingo, 6 de maio de 2012

UAB promove ciclo de Seminários em Educação a Distância

Universidade Aberta promove ciclo de Seminários em Educação a Distância
Dia 5 e 12 de Maio e 20 de Junho de 2012

Mais informações aqui!
http://lead.uab.pt/wp-content/uploads/2012/04/Ciclo-de-Semin%C3%A1rios-em-Educa%C3%A7%C3%A3o-a-Dist%C3%A2ncia-e-eLearning-Programa-Online.pdf


Empreendedora EU?

Empreendedora Eu?
Foi o mote para o encontro com alunos no âmbito da semana do empreendedorismo.
Com uma abordagem ao meu percurso profissional, sobre as aventuras e desventuras dos projetos.