quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Pela ANPRI na Assembleia da República

Hoje, no debate da Assembleia da República no debate sobre revisão curricular, a ANPRI (Associação Nacional dos Professores de Informática) esteve representada por António José Lourenço Ramos e Fernanda Ledesma, membros da Direção da Associação. Tivemos oportunidade de intervir, 2 minutos cada 1.


Excerto do Vídeo - Intervenção na Assembleia da República
Unable to display content. Adobe Flash is required.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

projeto piloto de mLearning com Tablets da European Schoolnet


Estou a participar num projeto piloto de mLearning com Tablets.

Na sequência da implementação do projeto piloto de Netbooks educativos, a Acer e a European Schoolnet estão a realizar um novo estudo piloto relativo à utilização de dispositivos tipo tablet para reforçar as práticas de ensino e aprendizagem.

O projeto piloto de computadores Tablet explora mais aprofundadamente o uso de novas tecnologias nas escolas e a tendência emergente da pedagogia individualizada, baseada na experiência adquirida com o projeto piloto de Netbooks.
Os computadores tablet constituem uma nova categoria de computadores móveis que podem oferecer benefícios diferentes aos professores e aos alunos, podendo funcionar como dispositivos móveis de aprendizagem.
Os objetivos deste projeto são a identificação de boas práticas em oito países relativamente ao uso dos tablets na escola; apresentação de exemplos de cenários de aprendizagem; por fim, inventariar os factores chave para a integração eficaz das TIC nas escolas.
As atividades piloto serão realizadas em oito países europeus: Alemanha, Espanha, Estónia, França, Itália, Portugal, Reino Unido e Turquia.

Coordeno uma equipa de um dos projetos pilotos - Recebi este brinquedo da ACER e o desafio é - o que conseguirei fazer com ele em contexto educativo - será a questão e o meu dilema de Janeiro até junho que decorrerá a avaliação.

Redes Sociais – Cidadania e participação

No âmbito do programa Parlamento dos Jovens 2012  organizei uma sessão de esclarecimento sobre Redes Sociais – Cidadania e participação, para os alunos dinamizada pela Teresa Marques do Centro de Competências da Escola Superior de Educação de Setúbal e por mim.


A sessão decorreu dia 11 de Janeiro de 2012, pelas 10 horas na Mediateca da Escola. Na sessão foi utilizada a seguinte apresentação.


Participaram 55 alunos, 27  do 9º ano 9.º ano, Turma B e 28 – 11.º ano dos 11º D, E e F.
No final responderam a um questionário com 2 questões. Dos quais foram devolvidos 39 e feito um breve tratamento de forma a verificar se a mensagem teria sido percebida.

Muitos alunos referem mais do que uma das categorias em ambas as respostas. A contagem foi feita por categoria e não por aluno, pelo que os totais não correspondem ao número de questionários.

1 – Qual foi a questão que mais te tocou?
•    (in)Segurança  - 37%
•    Conteúdos (permanência na internet), pegada digital, influência negativa no futuro  - 22%
•    Privacidade (não existe realmente) - 17%
•    Nenhuma - 15%
•    Todas - 7%
•    Não sei -  2%

2 – A partir de agora o que mudavas na tua forma de participar nas redes sociais?

•    Conteúdos (permanência na internet), pegada digital, futuro...) – mais cuidado, pensar antes de publicar - 43
•    (mais) Segurança - 34%
•    Nada (sem justificação) - 12%
•    Nada (porque já utilizo corretamente) - 9%
•    Não participo em redes sociais - 2%

terça-feira, 1 de novembro de 2011

G550 - Partilha de Boas Práticas e experiências no Grupo de Informática

G550 - Partilha de Boas Práticas e experiências no Grupo de Informática é um seminário que tem como público-alvo os professores do grupo 550(Informática) nos dias 20 e 21 de Janeiro de 2012.
Para mais informações e inscrições, podes seguir por aqui!

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Certificação em TIC, uma forma de valorização dos docentes

Escrevi um artigo sobre o processo de Certificação dos Docentes em TIC, que foi publicado na revista PROFFORMA, oa qual vou colocar alguns trechos a seguir ...

Sendo que, em nosso entender, um dos maiores tesouros das escolas, senão o maior é o capital humano, neste contexto referimo-nos aos docentes. Então, o conhecimento, as qualificações, as capacidades, a energia pessoal e a aptidão para desenvolver e inovar, são elementos que conferem a cada docente e cada escola no seu conjunto características distintas. Daí que a aposta na valorização e no reconhecimento de competências através do Sistema de Formação e de Certificação de Competências TIC do PTE faça todo o sentido e deva ser olhado numa perspectiva de valorização profissional. 

Assim, quanto aos docentes propomos três estádios de distribuição relativamente à sua acção/reacção no domínio das competências em TIC. Os docentes que se (Con)formaram, os que se Formaram e os que se (Trans)formaram
Quanto aos que se (con)formaram o caminho percorrido demonstra que não basta construir um modelo e esperar que os docentes que têm necessidades de formação apareçam. Precisamos de conceder uma atenção muito especial a todos aqueles que estão mais afastados das TIC. 
Pois, apesar de todos termos dúvidas e inseguranças em determinados momentos da nossa vida profissional, também todos já sentimos o receio de perder oportunidades ou de não estar à altura dos desafios no que diz respeito às tecnologias da informação e da comunicação (TIC). Muitos odeiam-nas, muitos receiam-nas, uns quantos desvalorizam-nas, outros desconfiam da sua utilização, outros tantos adoram-nas e há mesmo os que vivem deslumbrados com o seu uso no mais ínfimo pormenor do seu dia-a-dia. Talvez a dificuldade esteja em conseguir o uso equilibrado, correcto e consciente das mesmas, olhando-as como facilitadoras de práticas inovadoras e motivadoras. 
Perante estas mudanças temos os docentes que aproveitam as oportunidades para se formarem, inscrevendo-se na oferta de formação contínua na área das TIC disponível, para a fazerem face aos desafios com os quais se confrontam diariamente.

 Por fim, há os que se (trans)formam, aqueles que são autodidactas, que estão sempre abertos à mudança, que experimentam tudo o que é novo que vai surgindo no domínio das TIC.
Quando os docentes apostam no seu desenvolvimento profissional, algo muda, algo se (trans)forma.
Artigo completo aqui.




sábado, 4 de junho de 2011

Hoje terminou mais uma Formação das TIC

Hoje terminou mais uma Formação das TIC, com uma Super Turma, big, big, big, cheia de super professores(as).
Ensino as TIC com prazer, mas hoje, estava especialmente cansada, depois de uma semana em que devo ter trabalhado por duas e meia.
Este ano tive pouco tempo para fazer umas visitinhas à minha escolinha. Foi bom este momento e espero que tenha sido mutuo.
Adorei os vossos smiles e para mim eram mais do que suficientes. 
Obrigado estes momentos.
 

domingo, 22 de maio de 2011

O professor...

O Professor é a pessoa que liberta. O Mestre que descobre talentos, seduzindo e orientando seus alunos por novos horizontes.
Com sabedoria e delicadeza vê as coisas mais simples com brilho nos olhos, leva no coração a certeza que  participa da realização de sonhos. Grande e eterno carinho aos Professores, portadores do dom divino da Arte de Ensinar. E S

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Workshop do Recurso didáctico Transformando Mundos e as TIC-TAC na Educação para a Cidadania Global na Escola Secundária Manuel Cargaleiro


No dia 4 de Maio dinamizei mais um Workshop do Recurso didáctico Transformando Mundos e as TIC-TAC na Educação para a Cidadania Global na Escola Secundária ManuelCargaleiro no Fogueteiro.


Preparei um primeiro momento de apresentação, sobre as TIC e o recurso e os seu enredo e depois seguiu-se a proposta de trabalho para as docentes presentes.
Sendo a escola de 3º ciclo e ensino secundário escolhemos a história dos Super Exploradores mais direccionada para estes níveis de ensino.

Em baixo podemos consultar as grelhas dos 3 grupos de trabalho.
Salientamos uma das respostas referente ao Desafio 3- “Migrar -  Porquê, Como e Para quê?” na questão “que competências se conseguem desenvolver/abordar com a actividade?”
  • Elaboração de textos;
  • Hábitos de pesquisa;
  • Trabalho colaborativo;
  • Capacidade de argumentação;
  • Partilha de Sentimentos e Valores;
  • Iniciativa;
  • Promoção do enriquecimento mútuo;
  • Capacidade de pesquisa, análise e tratamento de informação por diversas vias (digital (Internet) e via trabalho de campo.
  • Promoção das TAC (Tecnologias da Aprendizagem e do Conhecimento).
 Quer saber mais! Então não há como ver o recurso “Transformando Mundos”.
Também pode seguir o percurso do Projecto no Blogue "Transformando Mundos" ou no Facebook  

domingo, 3 de abril de 2011

Citações

the intuitive mind is a sacred gift and the rational mind is a faithful servant. we have created a society that honours the servant and has forgotten the gift.
 
Albert Einstein

quinta-feira, 24 de março de 2011

É por aqui que estou... "REFLECTIR SOBRE A FORMAÇÃO - Perspectivas de Mudança"

É por aqui que estou... "REFLECTIR SOBRE A FORMAÇÃO - Perspectivas de Mudança" - Encontro Regional de Centros de Formação da Direcção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da IBI Vasco da Gama em Lisboa.
Gostei bastante do que vi e ouvi.
Memórias... hoje nesta conferência, pude ainda reviver memórias, uma colega dirigiu-se a mim e disse-me "tu és a Fernanda Ledesma... aquela Coordenadora da TIC que participava nos fóruns do CRIE dos Coordenadores de TIC e tinha sempre um Planos de TIC e projectos muito dinâmicos..."
fiquei surpreendida por ainda continuar a ser "a TAL Coordenadora de TIC" e já passaram 2 anos e meio... são memórias saborosas... e de muita aprendizagem.