Comunicações

COMUNICAÇÕES


27 de outubro de 2021
| Comunicação Impacto no Desenvolvimento Profissional no âmbito dos MOOC, na perceção dos Professores realizada no âmbito da iniciativa “Os MOOC na Formação Contínua de Professores: Questões, Desafios e Respostas” organizara pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação contínua [apresentação]

9 outubro de 2021 | Comunicação: Contributo de uma Associação Profissional no uso do Software Livre, na iniciativa da ANSOL- 20 anos de software livre. [Apresentação]
 
5 de julho de 2013 | Comunicação "Mobile Learning: Proibir ou integrar?", realizada no âmbito do Encontro TIC@Portugal'13, dia 5 de julho de 2015 entre as 9h e as 18 h, organizada pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.  Apresentação

11 de dezembro de 2012 | Comunicação “Bibliotecas Escolar e a articulação com sala de aula” – no âmbito do I Seminário “Professores Bibliotecários - Escola versus conhecimento: Construindo a Biblioteca Escolar do Futuro”, que se realizou dia 11 de dezembro de 2012, dinamizado pelo Agrupamento de Escolas do Montijo - Apresentação

9 de Novembro de 2012 | Comunicação “Miscelênea de desafios nas TIC no curso profissional de Turismo”, no âmbito do Seminário G550 2.0: Partilha de Boas Práticas e Experiências em Informática Educacional” que se realizou dia 9 e 10 de novembro de 2012 entre as 9h e as 18 h, para docentes do grupo de informática, promovido pelo Centro de Formação da Ordem de Santiago – Setúbal. Apresentação

21 de maio de 2012 | Apresentação de uma conferência plenária intitulada “Redes Sociais: nós, os outros e o futuro", numa aula aberta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

19 e 20 de novembro de 2010 | Comunicação sobre o “Recurso didático “Transformando Mundos” – no âmbito do tema projetos e práticas de integração curricular das TIC, com artigo publicado nas atas do I Encontro Internacional TIC e Educação – TicEDUCA2010, que se realizou dia 19 e 20 de novembro de 2010, dinamizado pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

19 e 20 de novembro de 2010 | Comunicação “Ensaio de b-learning num Curso Profissional do Setor do Turismo” – no âmbito do tema projetos e práticas de integração curricular das TIC, com artigo publicado nas atas do I Encontro Internacional TIC e Educação – TicEDUCA2010 , que se realizou dia 19 e 20 de novembro de 2010, dinamizado pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.


24 de Junho de 2010Apresentação do estudo: Avaliação da Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis

Para avaliar os impactos da implementação, desta iniciativa na Escola, a DGIDC convidou uma equipa do Centro de Investigação em Educação e Psicologia, da Universidade de Évora, coordenada pelo Professor Doutor José Luís Ramos. O estudo em causa – Avaliação da Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis - foi apresentado publicamente, no dia 24 de Junho, pelas 11 horas, no auditório da DGIDC, na Avenida 24 de Julho, nº 140.
Fui convidada para apresentar o estudo de caso, cujo projeto coordenei.

Programa:
11:00 – Abertura - Dra. Alexandra Marques, Directora-Geral da DGIDC
Dra. Adelaide Franco, Microsoft Portugal
11:20 – Apresentação do estudo -  Professor José Luís Ramos, Universidade de Évora
11:40 – Intervenção de uma das escolas analisadas no estudo -Dra. Fernanda Ledesma, Esc. Sec. D. João II, Setúbal
12:10 – Comentário ao estudo -  Professor Fernando Albuquerque Costa, Instituto de Educação de Lisboa
12:30 – Debate

Apresentação do Estudo

Apresentação que utilizei para caracterizar o Projecto na Escola Secundária D. João II
Djoaoii
 
View more presentations from ferlede

30 e 31 de Janeiro 2010 - IV encontro de professores a Escola no Mundo e o Mundo na Escola. 

Durante os dias 30 e 31 de Janeiro em Sintra decorreu o IV encontro de professores a Escola no Mundo e o Mundo na Escola.

Adorei rever alguns amigos(as) e conhecer novos(as) companheiros(as) de desafios, apesar do longa lista de tarefas, foi delicioso este encontro.


A minha apresentação - Conectando mundos sonho_andorinha


30 de Junho de 2009 Comunicação sobre a publicação Histórias de Aprendizagem das (com as) TIC no Seminário arTICular e partilhar perspectivas.


Apresentamos uma comunicação no Seminário arTICular 09 sobre a publicação “Histórias de Aprendizagem das (com as) TIC”, na qual falámos um pouco sobre o percurso do “espaço 39″ e sobre os artigos que integra esta publicação. a apresentação pode ser visualizada em baixo.
Apresentação publicação “Histórias de Aprendizagem das (com as) TIC”

Apresentação Aqui

Open publication - Free publishing -

Publicação completa.




14 e 16 de maio de 2009 - Apresentação de uma comunicação “Conectando Mundos numa Viagem Virtual” – no âmbito da temática o papel das TIC em projetos de dimensão internacional. O artigo produzido foi integrado no programa científico e publicado nas atas da VI Conferência Internacional de TIC na Educação, que se realizou dia 14 e 15 de maio de 2009, dinamizado pela Universidade do Minho.

Artigo disponível aqui!



5 de maio de 2009 - Apresentação de uma comunicação sobre o Projeto “O Mundo do João”, uma animação multimédia na área das acessibilidades, em articulação com outro professor do Curso Profissional de Multimédia no Seminário “Escola: Organização de Sucesso” que se realizou dia 5 de maio de 2009 entre as 8h e as 18 h, dinamizado pela DRELVT/Equipa de Apoio às Escolas.






31 maio de 2008 - Comunicação:“As TIC em projetos multidisciplinares

Neste seminário Seminário Articular e Partilhar Perspectivas apresentei uma comunicação sobre o tema “As TIC em projetos multidisciplinares”,  que se realizou dia 31 de maio de 2008 entre as 8h e as 18 h, para docentes, promovido pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação - Setúbal.  Blogue http://ambientic.blogs.sapo.pt/
Apresentação



13 e 14 de Março de 2008 - Sessões de Sensibilização no âmbito do tema “Perigos na Internet”
Oradora de 3 Sessões de Sensibilização no âmbito do tema “Perigos na Internet”, dinamizado pela Escola Secundária D. João II e pelo LATI (Centro Comunitário do Bocage), com a colaboração da Policia Judiciária e Delegação do IPJ. As sessões tiveram a duração de 90 minutos e realizaram-se a 13 e 14 de Março de 2008, nas Instalações do LATI.
WebSite elaborado pelos alunos



13 de Abril de 2007 - Comunicação "Um caminho para lá da escola"



Apresentação de uma Comunicação "Um caminho para lá da escola" no âmbito do tema “o que dizem as experiências das escolas” no Seminário “Utilização Educativa de Plataformas Moodle”, promovido pelo Centro de Competências da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, no dia 13 de Abril de 2007.
Comunicar e interagir através da plataforma-Moodle, dinamizando actividades enriquecedoras que aproximem a escola dos vários actores e do meio em que se insere.
Communicate and interact through the learning platform:Moodle dynamizing enriching activities bringing school closer to the various actors and to the surrounding environment.