domingo, 22 de junho de 2014

5 Dicas sobre a importância das cores de um site

Ao planear um site, a cor que escolhemos para a composição gráfica desempenha um papel essencial. As cores do site, a par do conteúdo e da usabilidade são factores determinantes para o publico-alvo a que pretendemos chegar.

É importante conhecer o público para o qual estamos a elaborar o site, para se tomar a decisão certa, no que diz respeito à cor do design do site.

Algumas dicas:

1. É frequente associarem-se as cores a sensações. Por isso os designers usam as cores conforme os objetivos, pois as cores provocam emoções diferentes aos utilizadores.

2. As cores podem também atribuir identidade à informação, quando organizada por categorias. Nomeadamente se tivermos um site grande ou com informação diversificada, que possa ser organizada por categorias. Esta organização pode fazer com que o design seja mais eficiente, fácil de entender e fácil de navegar.

3. O uso inadequado de cor, pode trazer problemas. É necessário ter em conta os hábitos culturais de cada país, geralmente associados a cores. Há países nos quais o uso de determinadas cores, que carregam significados de peso, por via dos hábitos culturais, pode ser ofensiva. Assim sendo, é um factor que devemos respeitar.

4. O uso excessivo de cores cria confusão. O ideal é ter uma cor predominante (de fundo) e outra  para contraste

5. O daltonismo afeta cerca de 10% da população masculina. Factor a ponderar quando escolhemos as cores de contraste, no que concerne a este factor o contraste deve ser forte.

Consulte infografia seguinte, para saber mais sobre o significado das cores.