sábado, 31 de maio de 2014

Malvertising

O malvertising ou malicious advertising ou então em português anúncio malicioso ocorre quando os cibercriminosos utilizam Ad Networks para disseminar um vírus.

Os anúncios publicitários online tornaram-se uma ferramenta fundamental para as empresas e outras organizações promoverem os seus produtos ou as suas ações, de forma a estarem próximas das pessoas em ambientes digitais. 

O crescimento deste fenómeno – a publicidade online - não ficou imune ao olhar dos cibercriminosos. Geralmente, estes falsos anúncios levam o utilizador a páginas web clonadas, onde os seus dados pessoais são roubados. Há também casos, nos quais o anúncio inclui código(programação) que infecta imediatamente o computador da vítima. 

Em qualquer caso o anúncio é feito de forma profissional, ou seja, parece realmente um anúncio publicitário verdadeiro, presente em páginas web pelas quais navegamos frequentemente, sem qualquer ameaça aparente.

Algumas dicas para diminuir os riscos com malvertising


Usar browsers/navegadores web capazes de gerir suplementos (addons) do tipo No-Script que bloqueiam os scripts externos ou alheios aos recursos web. Além disso mantenha o seu navegador web atualizado. As atualizações são feitas também para solucionar problemas de quebra de segurança, logo quanto mais atualizado, maior é a segurança.

Evitar clicar em links (hiperliações) que oferecem limpeza dos erros de sistema e deteção de vírus online, informando que o seu computador está com virús, dando-lhe indicações para fazer a análise ao seu PC. Não execute e deve fechar a janela

Manter o antivírus instalado no seu computador atualizado.

Contactar a empresa, se tiver dúvidas,  para verificar a veracidade deste anúncio, ou para alertar, pois na maioria dos casos, os responsáveis pelos websites detectaram o problema apenas quando foram avisados por seus visitantes.

Mantenha plugins e players (Macromedia Flash, Apple Quick Time, Adobe Shockwave, Windows Media Player, Real Player, Adobe Flash, entre outros) atualizados.