domingo, 13 de janeiro de 2013

JCLIC – software livre para criar recursos educativos digitais

O JClic é uma ferramenta de construção de conteúdos educativos, de distribuição livre, que tem vindo a ser desenvolvida, há mais de uma década, pela Universidade da Catalunha. É constituído por um conjunto de aplicações que são utilizadas para construir, visualizar e difundir, através da Internet, atividades didáticas como: puzzles, exercícios com texto, crucigramas, sopas de letras, associações de figuras com imagens e outros, permitindo uma integração de som, imagem e vídeo.
Para instalar o JClic, acedemos ao site oficial do projeto, onde encontramos todas as instruções para fazer o download e proceder à instalação do JClic Player (necessário para visualizar as atividades) que nos permite realizar as atividades a partir do disco rígido do computador ou até mesmo da rede, sem ser necessário estar ligado à Internet. Simultaneamente instalamos também o JClic Author para criar, editar e publicar as atividades de uma forma simples e intuitiva. Esta instalação acresce ainda do módulo JClic reports, que recolhe dados e produz informações sobre os resultados das atividades realizadas pelos alunos. Podemos também optar por instalar o JClic applet, um "applet" que permite incluir as atividades JClic numa página web. 

No entanto, é necessário salientar que a instalação do JClic no nosso computador, por si só, não inclui atividades e tutoriais, mas é fácil obtê-los, quer no site do projeto, quer em vários sites desenvolvidos no âmbito da utilização pedagógica desta ferramenta. 

A criação das atividades é simples e não requer nenhum Sistema Operativo específico para sua visualização, pois é compatível com o Windows, Linux, Mac OS, Solaris, entre outros.

O JClic é software livre que, como tal, congrega já uma série de contribuições para melhorar a aplicação e desenvolver atividades, promovendo assim a produção colaborativa, dando origem a sites e comunidades na internet que disponibilizam atividades elaboradas com esta ferramenta. Podemos optar por utilizar atividades existentes, bem como consultar manuais em Português que nos orientam no processo de elaboração das nossas próprias atividades multimédia. Por isso deixo aqui um pequeno tutorial que também pode ajudar.




Como já referimos este software possibilita aos professores construírem as suas próprias atividades interativas, mas o grande desafio é envolver os alunos neste processo, tornando-o ainda mais motivador. 

Podemos, ainda, mencionar que o JClic pode ser incorporado na plataforma de ensino e aprendizagem: Moodle como uma atividade. Os primeiros passos para integração do JClic no Moodle terão de ser realizados pelo administrador da plataforma de e-learning. Após a instalação na plataforma pode ser utilizado pelos professores nas suas disciplinas ou cursos. 

Esperamos ter despertado o interesse para que explore esta ferramenta, uma vez que além de gratuita disponibiliza versões em português o que facilita ainda mais a sua utilização quer por professores quer por alunos!

Download do programa JCLIC 
  
Exemplo de actividadeselaboradas no  Jclic em projetos com alunos: Website do projeto eletrão


Sem comentários:

Enviar um comentário