sábado, 7 de julho de 2012

VII Encontro “A escola no mundo e o mundo na escola” – Workschop:Recursos TIC TAC na Educação para a Cidadania Global.


Realizou-se o VII Encontro “A escola no mundo e o mundo na escola” Educação para a Cidadania Global nas escolas: porquê e como? organizado pelas ONG’s  Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral (CIDAC) e Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) Sábado, 7 de Julho de 2012, entre as 9h30 e as 17h30, na Fundação Cidade de Lisboa (Campo Grande, Lisboa).


Durante a tarde decorreram quatro workshops, entre eles o Workschop:Recursos TIC TAC na Educação para a Cidadania Global, dinamizado por Fernanda Ledesma e Graciema Gonçalves que integram a equipa pedagógica TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação) – TAC (Tecnologias da Aprendizagem e do Conhecimento).


O Workshop baseou-se na exploração dos Recursos Educativos Digitais “Transformando Mundos” e “Missão Enigmax - Porque emigram as pessoas? (ainda em desenvolvimento)”


A sessão teve início com uma breve apresentação do grupo de trabalho e dos dois recursos educativos.



Após a apresentação os participantes organizaram-se em três grupos de trabalhor por nível escolaridade que leccionam, no caso dos educadores e professores e nível etátio com o qual trabalham no caso dos técnicos de ONGs e psicologos presentes. 








Exploraram os respetivos recursos com vista ao preenchimento de uma grelha previamente elaborada que permitia a análise dos recursos, proposta de melhoria e de divulgação.

No final cada grupo apresentou os resultados da reflexão em torno dos recursos educativos digitais.