sábado, 21 de julho de 2012

Parecer sobre Metas Curriculares para a disciplina de TIC


No dia 4 de julho de 2012 reuniram os professores do grupo disciplinar de Informática (550) dos estabelecimentos de ensino dos concelhos de Setúbal, Sesimbra e Palmela, na Escola Secundária D. João II, numa sessão organizada pelo Centro de Formação da Ordem de Santiago, com o objetivo de analisar e refletir sobre as Metas Curriculares para a Disciplina de TIC no 7º e 8º anos, apresentadas pelo Ministério da Educação e Ciência no dia 28 de junho.

A sessão teve a seguinte ordem de trabalhos:

1. Apresentação das metas curriculares para a disciplina de TIC do 7º e 8º anos - Rui Nascimento;

2. Dinâmica de grupos- Os grupos discutiram e refletiram sobre o documento, propondo alterações, eliminações ou agregações.




3. Apresentação das conclusões pelo porta voz de cada grupo - dinâmica conduzida por Fernanda Ledesma.



Os docentes concordaram que a informação, a produção, a comunicação e a colaboração são os domínios essenciais de conhecimento para a disciplina de TIC, bem como, que o domínio da segurança seja abordado transversalmente.

O grupo de docentes subscritores deste documento é de opinião, que para as metas serem abordadas convenientemente e de forma mais ou menos aprofundada, que permitisse conduzir à consolidação efetiva das aprendizagens era necessário mais tempo, do que aquele que está previsto no Decreto-Lei n.º 139/2012 de 5 de julho. A título de exemplo, acrescentar o mesmo tempo que está atribuído ao 7º e 8º ano, também no 9º ano ou seja o equivalente a mais um semestre.

O documento completo pode consultado aqui!