domingo, 17 de maio de 2009

Ainda o Challenges 2009

Apresentei uma comunicação à qual atribui o título de “Conectando mundos numa viagem virtual” sobre o papel das TIC no projecto de dimensão internacional “Conectando Mundos” no Challenges 2009 – VI conferência Internacional de TIC na Educação que decorreu no dia 14 e 15 de Maio na Universidade do Minho, em Braga. 

 O projecto “Conectando Mundos” tem como suporte um espaço virtual, como meio facilitador da comunicação e colaboração entre os alunos de vários países da Europa, África e América do Sul.

conectandoNeste artigo apresentei uma breve reflexão sobre as possibilidades que um projecto colaborativo e de partilha, de dimensão internacional, pode fomentar nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos, de modo a que desenvolvam competências tecnológicas, temáticas e sociais.

Tentei fazer elaborar uma breve análise sobre as implicações face ao aluno em torno de quatro conceitos: comunicação, colaboração, construção e competição.
  
Incluí referências à Escola Secundária D. João II, à disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação, que lecciono e que na qual dinamizei o projecto. Integrei ainda um breve enquadramento conceptual de comunidades de aprendizagem e também sobre as interacções provocadas pela integração das TIC na sala de aula.